O jogo e a brincadeira na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alessandra PRIMAK[1]
Salete Gerardi de Lima CHRUN [2]
RESUMO:
O presente trabalho pretende refletir sobre o importante papel que os jogos, as brincadeiras exercem no desenvolvimento da criança. Faz necessário também ressaltar o papel fundamental do educador neste processo lúdico, pois brincar junto reforça laços afetivos. É uma maneira de manifestar nossa  carinho à criança. No cotidiano ascrianças gostam de brincar com os professores e essa participação do adulto na brincadeira eleva o nível de interesse pelo enriquecimento que proporciona, pois, além da criança sentir-se prestigiada ela sente-se também desafiada. Este, por sua vez pode levar a  criança a fazer descobertas e a viver experiências que tornam o brincar  mais estimulante e mais rico em aprendizado. Temos como principaisobjetivos observar que brincadeira é coisa séria que é através dela que a criança se conhece melhor, pois, enquanto a mesma esta simplesmente brincando, incorpora valores, conceitos, conteúdos e pode propiciar e ajudar nos seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo e motor, além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolvapequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico. Faremos também algumas considerações importantes sobre os jogos e brinquedos respaldadas em autores como: Kishimoto, Barros, Cunha, Machado, entre outros.

Palavras-chave: educação Infantil, criança, jogos,brincadeiras.

1- INTRODUÇÃO
No tocante a brincadeira, geralmente, é oposto à “coisa séria”, porém isso é questionável, pois, por traz de toda brincadeira, mesmo dos jogos simbólicos e regras implícitas, mesmo não sendo formais, a criança explora, cria, e constrói seus conhecimentos através da realidade, desenvolvendo processos psíquicos em níveis mais complexos.
O ato debrincar e outros comportamentos recebem influência da cultura, do meio físico e social, e vão refletir na conduta lúdica da criança, bem como na atividade e personalidade dela na vida adulta. As brincadeiras nas mais diferentes apresentações (com ou sem regras, tradicional, folclórica, simbólico, coletivo, de superação e construção), são instrumentos ricos e devem ser propiciados no cotidiano dacriança, sem, contudo, contrariar sua natureza que requer a busca do prazer e da alegria.
De acordo com a Declaração universal dos direitos da criança - ONU


Os Estados Partes reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural eartística... Os Estados Partes respeitam e promovem o direito da criança de participara plenamente na vida cultural e artística e encorajam a organização, em seu beneficio, de formas adequadas de tempos livres e de atividades recreativas, artísticas e culturais, em condições de igualdade. (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA, 1959).

Um espaço propício para cumprir esse dever é a salade Educação Infantil, pois, segundo Barros (2002), é através do brincar na Educação Infantil que a criança assimila com maior facilidade as informações sobre os acontecimentos do mundo. E assim, a brincadeira permite elaborar a experiência vivida, fazendo parte do esforço de compreensão e adaptação do mundo ao qual a criança está inserida, mais tarde essa representação cede lugar, à apresentaçãojá em pensamento, que caracteriza o universo do adulto.
Saldanha (1993) vai além, afirmando que a criança através da brincadeira se orienta no mundo expressa seus sentimentos, exercita os processos mentais, acelera o desenvolvimento da linguagem e exercita hábitos sociais que levam a um melhor autoconhecimento.
Concordando e defendendo Machado, (1999), também diz que a...
tracking img