O impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Eólicas

Índice:
* O que é?
* Para que serve?
* Como funciona?
* Distribuição das primeiras centrais eólicas em Portugal
* Perspectivas de construção de novas centrais em Portugal
* Vantagens e desvantagens da utilização de energia eólica
* Conclusão
* Fontes

O que é?
A energia eólica é a energia que resulta do vento.
O Vento é uma forma de energiasolar. Tem origem no desigual aquecimento da atmosfera pelo sol, associado às irregularidades da superfície terrestre e ao movimento de rotação da Terra. O regime dos ventos é influenciado pela forma do solo, pelos planos de água e pelo coberto vegetal.

Para que serve?
A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionara engrenagem de moinhos. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.
Hoje é usada para gerar electricidade

Como funciona?
As turbinas eólicas têm pás que são postas em movimento pela acção da passagem do vento sobre elas. Esse movimento alimenta um gerador eléctrico que produz a electricidade. As turbinaseólicas de hoje são de dois tipos: de eixo horizontal, como os antigos moinhos e de eixo vertical. Estas últimas têm uma forma parecida com um batedor de claras de ovo e são conhecidas por "Darrieus", o cientista francês que as inventou.
A electricidade por eles produzida é incorporada na rede eléctrica e distribuída aos consumidores da mesma forma que a produzida nas centrais térmicas convencionais.A energia produzida por qualquer aerogerador aumenta substancialmente com a velocidade do vento. Por isso os aerogeradores são instalados nas zonas em zonas ventosas. Como a velocidade do vento é afectada pelo relevo do solo, e aumenta com a altura acima do solo, as turbinas são montadas em torres muito altas.
Todos os aerogeradores, independentemente da sua dimensão, são constituídos pelosseguintes componentes: o rotor (a parte que roda por acção do vento e onde se fixam as pás), o gerador eléctrico, um sistema de controlo da velocidade e a torre. Os aerogeradores possuem também um sistema de segurança que em caso de avaria de algum componente impede o movimento das pás.
Esquema com as principais partes de uma turbina eólica

Distribuição das primeiras centrais eólicas em PortugalEm Portugal, devido à sua situação geográfica e geomorfologia, apenas nas montanhas a velocidade e a regularidade do vento é susceptível de aproveitamento energético.
A maior parte dos locais com essas características situam-se a norte do rio Tejo, e a sul junto à Costa Vicentina e Ponta de Sagres, sendo raros na extensa planície alentejana.
A maior parte dos parques eólicos instalados emPortugal encontra-se na metade norte do País.
Os locais mais ventosos costumam encontrar-se nas zonas costeiras e no cume dos montes. Sendo a costa portuguesa densamente povoada, os parques eólicos em Portugal têm vindo a ser construídos em zonas mais interiores, mas montanhosas, para maximizar o recurso eólico.
Outros parques, menos numerosos, foram instalados em zonas costeiras pouco povoadas, como éo caso da costa alentejana.
Ao contrário, o interior da grande planície alentejana representa uma zona com potencial eólico muito reduzido.
A primeira central eólica portuguesa surgiu em 1986 em Porto Santo, na Madeira.

Em 1988 foi construído o parque eólico de Santa Maria nos Açores.

Parque eólico de Sines – o primeiro a ser construído em Portugal continental, 1992

Parque eólico deFonte da Mesa em Viseu, construído em 1996

No mapa que se segue podem ver-se os parques eólicos existentes em Portugal até 2008

Perspectivas de construção de novas centrais em Portugal
Portugal é um país pobre quanto à disponibilidade das fontes de energia mais vulgares, as chamadas fontes não-renováveis uma vez que não dispõe de poços de petróleo, minas de carvão ou depósitos de gás.
No...
tracking img