O iluminismo e as rupturas com o direito medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ILUMINISMO E AS RUPTURAS COM O DIREITO MEDIEVAL

Levantando questões filosóficas que levavam a repensar a condição e a felicidade do homem, um grupo de pensadores deu inicio ao movimentoiluminista, que atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade, defendendo ideias de renovação de práticas e instituições em toda Europa.Herdeiro do humanismo do Renascimento e originado do racionalismo e do empirismo do século XVII, sua fundamentação baseava-se no uso da razão, considerando-a o atributo mais importante desse movimento,pelo qual é possível o homem aprender verdadeiramente sobre o universo e aperfeiçoar sua própria condição. Consideravam ainda que os objetivos do homem eram o conhecimento, a liberdade e afelicidade.
Em continuidade desse pensamento, o iluminismo alegava que se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição degovernos que oprimem o indivíduo. A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo. Isso justifica a preocupação desse movimento em denunciar a injustiça, a dominaçãoreligiosa, o estado absolutista e os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, para eles, estava cada vez mais afastada de seu “direito natural” à felicidade.
As instituições religiosas eramsistematicamente atacadas por esses pensadores, por considerarem que a intromissão da Igreja nos assuntos econômicos e políticos era um tipo de hábito nocivo ao desenvolvimento e ao progresso dasociedade. Para os iluministas, a natureza divina estava presente no próprio individuo e, por isso, a razão e o experimento eram meios seguros de compreensão da essência divina, sem necessidade de influênciada igreja.
Essa luta contra as verdades dogmáticas deu-se, na esfera política, com a oposição ao absolutismo monárquico. Em alguns momentos, monarcas apoiaram e estimularam as novas ideias -...
tracking img