O ilamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ISLAMISMO
É uma religão e um projeto de organização da sociedade expresso na palavra árabe Islã, a submissão confiante a Alá (Allah, em árabe – Deus, ou “a divindade”, em abstrato).
Seus seguidores chamam-se muçulmanos (muslimun, em árabe): os que se submetem a Deus para render-lhe a honra e a glória que lhe são devidas como Deus único.
Maomé, fundador do Islamismo, nasceu em Meca (na triboárabe coraixita), no atual Reino da Arábia Saudita, em 570 da era cristã, portanto meio milênio depois de Cristo. Trabalhou como mercador e pregou a existência de um só Deus, Alá, Onisciente e Onipotente.
Se no Cristianismo o verbo se faz carne, pode-se dizer que no Islamismo o verbo se fez livro, porque o Islamismo repousa num só livro: o Corão, que é a “palavra de Deus”.
Livro sagrado doIslamismo, o Corão (que significa recitação) é revelado a Maomé pelo arcanjo e redigido ao longo de cerca de 20 anos de sua pregação. É fixado no século VII sob o califado de Uthman ibn Affan. São 6.226 versos em 114 suras (capítulos).
Traz o mistério do Deus-Uno e a história de suas revelações de Adão a Maomé, passando por Abraão, Moisés e Jesus, e também as prescrições culturais, sociais, jurídicas,estéticas e morais que dirigem a vida individual e social dos muçulmanos.
O selo obliterado abaixo, emitido em 1980 por Camarões, comemora o aniversário de 1350 anos da ocupação de Meca por Maomé, “Occupation de la Mecque par Mahomet” (Mohammeds Occupation of Mecca).
|
Nota: A esposa de Abraão, Sara, tinha uma escrava chamada Asgar, a qual serviu Abraão e teve um filho chamado Ismael...Entretanto, Ismael, primogênito de Abraão, só é considerado como primeiro filho para os muçulmanos... Enquanto que para os judeus Isac é considerado como primeiro o filho de Abraão com Sara...
Abaixo, um selo que ilustra o livro “The Spring of Koran”, emitido em 2001 pela República Islâmica do Irã, com valor facial de 500 rial iranianos. Ao lado, selo do Estado Islâmico do Afeganistão de 22/11/2003, comvalor facial de 9 afeganis e impresso por Sahara Printing Company, o selo mostra “Coming down of the Holy Quran”.
| |
Nota: Outras emissões sobre o Corão (Coran):
Egito – Bloco com 4 selos......
Mali – Selo aéreo com valor facial de 50 francos: Page de Coran, Bagdad XI Siécle – Au Nom de Dieu, Clément et Miséricordieux.
A palavra Maomé é uma corruptela hispânica de Mohammed, nome próprioderivado do verbo hâmada e que significa “digno de louvor”. Segundo a tradição, aos 40 anos recebe a missão de pregar as revelações trazidas de Deus pelo arcanjo Gabriel...
Muitas pessoas tem esse nome, uma delas é o famoso paxá do Egito: Mohammed Ali... Amir significa príncipe árabe ou governador, é um título dado a um homem descendente de Mohammed...
Seu monoteísmo choca-se com as crençastradicionais das tribos semitas e, em 622, Maomé é obrigado a fugir para Iatribe, atual Medina, onde as tribos árabes vivem em permanente tensão entre si e com os judeus.
Maomé estabelece a paz entre as tribos árabes com as comunidades judaicas e começa uma luta contra Meca pelo controle das rotas comerciais. Conquista Meca em 630. Morre dois anos depois (632), deixando uma comunidade espiritualmenteunida e politicamente organizada em torno aos preceitos do Corão...
Os estudos na linha da História Política permitem identificar as complexas relações que existem entre a religião e o fenômeno político.
Por esta perspectiva, percebe-se que, com relação ao Islã, o sistema religioso tornou-se uma dimensão da política, na medida em que o espaço privilegiado para a vivência da fé e para aconcretização das promessas de Alá aos seus fiéis é o Estado Islâmico juridicamente constituído e reconhecido enquanto tal.
Além disso, a Shariah (a jurisprudência) nasceu a partir dos textos sagrados e regulamenta as relações políticas, sociais e religiosas do Estado com a Umma (a comunidade muçulmana).
No Islam, o poder político e a estrutura social são benefícios de Deus, graças concedidas para a...
tracking img