O horizonte da critica radical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E com o passar dos tempos a geografia analítica foi perdendo a convicção em face as criticas que surgiram contra os seus métodos de bases frágeis e não convincentes, até mesmo por que o avanço dosanos e da tecnologia pediam novos conhecimentos mais aprimorados e a nova geografia não oferecia isso. Inserido nos modelos da geografia teoretica quantitativa estava a racionalidade, objetividade eacima de tudo considerava o espaço isomórfico.
Entretanto, o individuo não pode ser considerado um agente perfeito, a analise comportamental do ser humano deve considerar outros elementos comodeterminantes da ação social como um todo. Já é fato sabido que o espaço é carregado de valores, tradições, hábitos que se diferenciam e interagem; nesse contexto fazia-se necessário o aparecimento de umageografia que combatesse estas ideias ultrapassadas fundamentadas no positivismo. A geografia radical veio com novas propostas baseadas no marxismo e no seu materialismo histórico e dialético, naspalavras do próprio Marx ele passava de forma clara a proposta da sua filosofia: “Reconhecer, para alem das aparências, a essência e a estrutura internas”. O pensamento de Marx girava basicamente em entendera sociedade a partir das diferentes relações sociais de produção no passar dos anos, compreendendo como se relacionam e como se transformam.
A Geografia com base no marxismo pretendia elaborar ummétodo para a análise das contradições sociais no espaço levando ao entendimento deste mecanismo através do materialismo histórico juntamente com o método dialético. A Geografia Radical caminhou para umsistema de idéias na construção de um paradigma para o pensamento geográfico da sociedade. Desta forma essa nova corrente traz a tona o conceito de espaço social, traduzindo aí a dinâmica socialinscrita em um espaço que é, simultaneamente, reprodutor das desigualdades e a solução desta; enfim, o espaço faz parte desta dialética que diverge e converge.
A influência do pensamento marxista na...
tracking img