Resenha a geografia critica radical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: O horizonte da crítica radical

Com a decadência da Nova Geografia surgiram muitas críticas que podem ser reunidas em dois grupos: o teórico-metodológico e o do domínio prático eideológico da Nova Geografia. O primeiro diz respeito à utilização de modelos econômicos de inspiração neoliberal ou neoclássica. Que pressupõem um comportamento social perfeitamente racional, que busca asatisfação de suas necessidades por uma via analítica, racional e objetiva. A maioria desses modelos supõe uma difusão igualitária da informação e um espaço isomórfico. O espaço isomórfico dos modelosnão se assemelha à imagem da realidade de um espaço carregado de valores, tradições, hábitos e etc.
Os princípios que sustentam os modelos teóricos mais prestigiados da geografia moderna foramentão vistos com desconfiança, e assim acusado de se apoiarem em bases falsas. Esta crítica diz que o conjunto dos instrumentos quantitativos seria uma roupagem renovada das velhas questões da geografiaclássica. O que não passa de uma “falsa renovação”.
Outra associação efetuada é a do positivismo que busca dar uma “naturalidade” ao desenvolvimento capitalista. O discurso crítico considera,portanto, a ciência em sua forma dominante como um instrumento de alienação social. Esse discurso enfatiza que a verdadeira revolução na metodologia da geografia moderna só chega a partir da crítica radical,pois tem a funcionabilidade de uma política revolucionária que trata de um saber a serviço de uma transformação social. Enfim tal corrente acredita estar fundada sobre o conhecimento da essência dosfatos, e não das suas aparências.
O filósofo Marx propõe um discurso científico muito interessante, que no qual fornece o otimismo racionalista, mística da produção, confiança nos donsinesgotáveis da natureza. Visando o fim do historicismo no qual o pleno emprego das forças humanas colocará fim às condições limitadas das formas de produção.
O marxismo afirma que o sujeito...
tracking img