O homem e a terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Homem e a Terra

a evolução das ideias sobe o lugar da Terra e do Homem no Universo.

[pic]

Indice

➢ Cosmologia e Cosmogonia Pag.3

➢ Representação do Mundo de Ptolomeu Pag.4

➢ Representação do Mundo Moderno Pag.5,6,7,8

➢ Concepção Actual do Universo Pag.9

➢ Evolução da Terra Pag.10,11

Cosmogonia e Cosmologia

Cosmogonia e Cosmologia:Cosmogonia é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências através da história.
Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. Ou seja é uma ciência que estuda o universo e por universo compreendemos tudo que existe.
ACosmologia muitas vezes é confundida com a Astrofísica que é o ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objectos celestes e o universo como um todo através da Física teórica. A confusão ocorre porque ambas ciências sob alguns aspectos seguem caminhos paralelos, e muitas vezes considerados redundantes, embora não o sejam.

Representação do Mundo de Ptolomeu

Claudius Ptolemaeusem português dito Cláudio Ptolomeu ou Ptolemeu, foi um cientista grego que viveu durante o período helenista, provavelmente em Alexandria, na então província romana do Egipto. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical.
Ptolomeu apresenta um sistema cosmológicogeocêntrico, isto é, a Terra está no centro do Universo e os outros corpos celestes, planetas e estrelas, descrevem órbitas ao seu redor. Estas órbitas eram relativamente complicadas resultando de um sistema de epiciclos, ou seja círculos com centro em outros círculos (chamadas abóbadas de cristal com raios distintos que suportariam os corpos celestes). Na primeira abóbada estaria a Lua, na segunda Mercúrio,na terceira Vénus, na quarta o Sol, na quinta Marte, na sexta Júpiter, na sétima Saturno, e na oitava os demais corpos celestes. Todos descreviam, nas sua orbitas, círculos perfeitos, conforme ensinavam Platão e Aristóteles.
Ptolomeu foi considerado o primeiro "cientista celeste". No entanto, Ptolomeu foi duramente criticado por alguns cientistas, como Tycho Brahe e Isaac Newton, sendo acusado denão ter realizado nenhuma observação astronómica, mas apenas plagiarizado dados de Hiparco, entre outras acusações.

Ptolomeu (gravura do século XVI).

Representação do Mundo emergente com a Ciência Moderna

Nicolau Copernico:

Nicolau Copérnico foi um astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónegoda Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
A Sua teoria Heliocêntrica , que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é considerada uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
Copernicoporem, não tinha qualquer prova decisiva, pois toda a sua teoria era baseada apenas na observação dos astros a olho nu. Este foi um dos motivos que explica porque, o inicio, das suas ideias tiveram uma aceitação negativa por parte dos cientistas da época, que, de resto, consideravam ser pouco provável que elas descrevessem correctamente o que de facto ocorria no universo físico
Ainda assim, osestudos de Copernico marcaram o inicio de grandes mudanças de perspectiva, que tiveram repercussões para além da sua vida. Uma delas está relacionada com o facto dos corpos caírem no chão, o que mais tarde leva Isaac Newton á importante descoberta do conceito de gravidade.

Copérnico

Giordano Bruno:

Giordano Bruno (1548 — Roma, 17 de Fevereiro de 1600) foi um teólogo,...
tracking img