O homem e a sociedade do antigo regime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Caracterizar a Economia Pré-Industrial

A economia pré-industrial consiste num conjunto de atividades produtivas, totalmente agrícolas, sustentadas por meios técnicos rudimentares, culturas não planificadas e de subsistência, fertilização das terras proveniente da criação de gado e ausência de seleção de semente.
Esta economia tem forte influência sobre a evolução demográfica.

2-Caracterizar o Modelo Demográfico Antigo

O modelo demográfico antigo caracteriza-se, principalmente, por ser um período cuja taxa de mortalidade é elevada, verificando-se, sobretudo sobre os mais desfavorecidos e os mais jovens à nascença e a infância.
A natalidade era igualmente elevada, notando-se especialmente em anos sem calamidades. Mas o equilíbrio era precário, pois em pequenos espaços detempo, davam-se ruturas bruscas, isto é, crises demográficas o que leva a graves quebras populacionais provocadas por uma forte subida da mortalidade e recuo da natalidade.

3- Caracterizar o Modelo Demográfico Moderno

Ambos, taxa de natalidade e mortalidade, desceram significamente quando comparadas com o regime demográfico antigo. Apesar da taxa de mortalidade cair vertiginosamente ataxa de natalidade tem uma quebra mais suave e gradual, dando origem assim a um saldo fisiológico que explica a expressão “explosão demográfica” atribuída ao seculo XIX.

4- Caracterizar a Sociedade do Antigo Regime

A principal característica da sociedade do antigo regime assenta na diferenciação pelo nascimento que inclui o individuo, imediatamente numa ordem, que define o seu estadojurídico e social e logo lhe atribui privilégios para distinguir os seus membros.
Nesta sociedade só há duas categorias: Privilegiados e não privilegiados.
Cada ordem tinha privilégios e direitos diferentes. Trata-se por isso de uma sociedade extremamente hierarquizada com uma estratificação social muito acentuada por diferentes grupos socias e até dentro de cada estado.

5- Explicar a Diversidadede Valores e Comportamentos na Sociedade do Antigo Regime

Na sociedade hierarquizada do antigo regime, todos os comportamentos estavam rigidamente estipulados para cada uma das ordens sociais. Assim, o estatuto jurídico, o vestuário, a alimentação, as profissões, as amizades, os gastos, os divertimentos, as formas de tratamento deviam refletir a pertença a cada uma das ordens: Por exemplo,apenas um nobre usava a espada e apenas um membro do clero usava a tonsura.
Esta preocupação em tornar-se visível a diferenciação social exprimia os principais valores defendidos na sociedade das ordens: A defesa dos privilégios pelas ordens mais elevadas, a primazia do nascimento como critério de distinção e de fraca mobilidade.

6- Explicar as Condições que Permitiam a Mobilidade SocialAo longo do antigo regime, a mobilidade era muito reduzida. Porém, lentamente, o Terceiro Estado, conseguiu ascender socialmente. As vias da mobilidade ascendente da burguesia eram, de forma geral:
- O estatuto
- O casamento com filhas da velha nobreza
-Os lucros do grande comércio
- A dedicação aos cargos do estado

7- Explicar o Fundamento do Poder Absoluto do Rei, segundo BossuetSegundo Bossuet (clérigo e teórico do absolutismo), o poder do rei tinha quatro características:
- Era sagrado (monarquia de direito divino, segundo o qual o rei tinha de prestar contas dos seus atos a Deus).
- Era paternal (o rei devia de satisfazer as necessidades do seu povo como se fosse um pai).
- Era absoluto (livre de prestação de contas), mas deveria assegurar a ordem e garantir osprivilégios da Igreja e da Nobreza. O rei concentrava em si os três poderes do estado – legislativo, executivo e judicial.
- Era sujeito à razão (à sabedoria do rei).

8- Caracterizar o Absolutismo

Absolutismo é uma forma de governo onde a sociedade é governada por monarquias absolutas de direito divino, esta assenta a concentração de poderes numa só pessoa, o rei ou monarca, que é...
tracking img