O homem como ser social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO

1. O homem como um animal pensante necessita de controle social para se tornar um ator político? Justifique:


Sim. O ser humano é movido pelo impelidos pelo instinto desobrevivência, reprodução e satisfação, entre outros, findam por se associar uns aos outros. Além de quê, ele precisa existir como ser social e isso faz com que ele se junte ou se oponha aos outros seres quefazem parte da sociedade. E isso o leva além de conviver com os demais, a buscar o bem comum.
E é justamente em busca desse bem comum que o homem acaba criando normas e outras regras de conduta.Promulgando leis para regular a vida em sociedade. Esse controle social é que faz com que o homem se torne um ator político, pela habilidade que ele desenvolve de controlar as ações e o destino da sociedadeem que vive.



2. O que leva o homem a viver em constantes conflitos sociais?

A convivência em sociedade. As atitudes, as ações variam de indivíduo para indivíduo e o homem passa o tempo inteiroquerendo satisfazer seus interesses, suas ambições, suas necessidades, o que acaba gerando conflitos, sejam eles de papéis, conceitos, religiosos etc.

3. Em um mundo contemporâneo e globalizado, ohomem é um produto do meio?


Sim. O homem possui o diferencial de produzir suas condições de existência,tanto material quanto ideal, ou seja, a sua história. O homem é produto do meio em que vive,construído a partir de suas relações sociais. Ele se constitui a partir do seu trabalho, na sociedade resultante das suas condições materiais de produção, que dependem de fatores naturais, da divisãosocial do trabalho, da cultura, etc.

4. Vivemos em um mundo de selvageria? Justifique:

Sim, não nos mesmos moldes que antigamente, mas de uma forma diferenciada. Podemos citar as guerrasexistentes, as doenças que assolam a humanidade. O progresso da humanidade levou a uma selvageria nas guerras atuais que se diferem e muito dos tempos primitivos.
A nossa civilização está evoluída, mas...
tracking img