O governo de fernando henrique cardoso e as respostas à questão social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Governo de Fernando Henrique Cardoso e as Respostas à Questão Social



Na época da gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso o país passou por uma evolução econômica. Dentre suasprincipais ações, a valorização do plano real alavancou a economia do país, independente da intervenção do estado. Ainda assim, as dificuldades enfrentadas durante sua gestão, agravaram as crises quecontribuíam para o crescimento da desigualdade. Sendo um governo que adotou os ditames de Washington, sem a intervenção do estado (política liberalista), os efeitos dessa política neoliberal submeteu opovo Brasileiro a sacrifícios, pois precisava aumentar os juros para atrair as empresas estrangeiras. Dessa forma, priorizou o investimento em indústrias de outros países, colocando à margem o pólonacional. O programa do PSDB visava expandir a economia com privatizações, e ao Estado caberia a função de regular e fiscalizar, com o discurso tendencioso ao neoliberalismo.

Alguns economistas foram àmídia e criticaram o governo pela forma como tratavam do social. Era unânime a opinião de que a preocupação do país era com a economia. Como conseqüência, retardou o desenvolvimento econômico,agravando os problemas sociais. Para os economistas era necessária uma real reestruturação produtiva com políticas sociais, que serviria para minimizar a pobreza no país. A principal iniciativa do governo naárea social foi o programa comunidade solidária da LBA. A primeira dama Ruth Cardoso esteve a frente desse programa, com cunhos assistencialista e paternalista.

Como respostas às questões sociais,o governo de FHC criou uma política econômica que beneficiava a classe dominante, voltada para o lucro dos capitalistas. Dessa maneira a maior da renda era concentrada na indústria, gerando maiordesigualdade entre as classes e desvalorizando as empresas brasileiras. O fechamento em cadeia dessas empresas, desencadeou o desemprego e fomentou a pobreza.

O impacto dessa política voltada para...
tracking img