O governo collor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatos Econômicos do Governo Collor

Acadêmico Fellipe Fialho

Florianópolis, novembro de 2011

SUMÁRIO

1. A vida de Collor..............................................................................................02 2. A vida política de Collor................................................................................02 3. Os Planos Econômicos no Governo FernandoCollor................................ 02 3.1 Plano Collor I.................................................................................................03 3.1.2 Principais Medidas......................................................................................03 Reforma Monetária....................................................................................03 Reforma Administrativa eFiscal...............................................................03 3.1.3 O bloqueio da liquidez e a criação do Cruzeiro..........................................03 3.1.4 O Programa de Privatizações......................................................................04 3.1.5 A Aceleração do Processo de Abertura Comercial.....................................04 3.2 O Plano CollorII............................................................................................05 4. O impeachment do Presidente Fernando Collor...........................................06 5. O Desfecho do Governo Collor.......................................................................06

2

1. A vida de Collor

Fernando Affonso Collor de Mello, jornalista,economista e político, nasceu em 12 de agosto de 1949 nacidade do Rio de Janeiro em uma família com tradição política. Concluiu o estudo secundário em Brasília, no ano de 1968. Em Brasília também concluiu sua formação em Economia pela Universidade de Brasília. Foi então diretor da Gazeta de Alagoas, jornal de propriedade de seu pai, Arnon de Mello e superintendente da Organização Arnon de Mello, o grupo empresarial de sua família.

2. A vidapolítica de Collor

Fernando Collor iniciou sua carreira política em 1979, quando foi nomeado Prefeito de Maceió, e, três anos após foi eleito deputado federal pelo PDS (Partido Democrático Social), no período de 1982 a 1986. Em 1986, ganhou a eleição para governar Alagoas pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), de 1987 a 1989. No período de sua gestão, ganhou notoriedade nacional comoo “caçador de marajás”, em razão das repercussões em torno de seu combate à corrupção de funcionários públicos que recebiam salários milionários. No ano de 1989, como candidato à Presidência da República pelo Partido da Renovação Nacional (PRN), derrotou Luis Inácio Lula da Silva no segundo turno sagrando-se o 32º Presidente do Brasil, o mais jovem presidente das Américas, e tornou-se marco poisfoi o primeiro presidente eleito por voto direto do povo, após o Regime Militar que vigorou no Brasil de 1964 a 1985. No dia 2 de outubro de 1992 o então presidente Collor, foi afastado da presidência da República em decorrência da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, o levaram a renunciar ao cargo de Presidente em 29 de dezembro do mesmo ano, horas antes de ser condenadopelo Senado por crime de responsabilidade. Ficou inelegível por 08 anos.

3

Retornou ao cenário político em brasileiro em 2000 concorrendo às eleições para a prefeitura de São Paulo, mas foi impedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em 2002 disputou eleições para o governo de Alagoas e foi derrotado por Ronaldo Lessa. Entretanto, em 2006 conseguiu eleger-se senador pelo Estado deAlagoas, conquistando mandato por período de 08 anos.

3. Os Planos Econômicos no Governo Fernando Collor

O Governo Collor tinha como preocupação básica o combate à Inflação. Depois de sua posse, Collor anunciou um pacote econômico no dia 15 de março de 1990, o Plano Brasil Novo, nome quase nunca utilizado e mais conhecido como o Plano Collor I.

3.1 Plano Collor I Esse plano tinha o objetivo...
tracking img