O poder - gabriel chalita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este trabalho é esteado na obra O Poder, de Gabriel Chalita, justifica-se em face da relevância de analisar as diversas formas de se chegar e permanecer no poder, sob o ponto de vista de dois importantes filósofos: Maquiavel e Etienne de La Boétie. O primeiro vislumbrava a necessidade de um Estado centralizador e poderoso, em que o governante se sobressaísse e tivesse poder para conduzira sociedade, sua maior preocupação era a conservação do poder, já La Boétie via a importância da atuação do povo para tentar impedir os abusos desses governantes.
1. INTRODUÇÃO
O poder é exercido em todas as esferas sociais, a exemplo disso temos o exercício do poder na família, na sociedade, na economia, na política, etc.
Por ser um tema muito amplo analisar “o poder” traz a necessidade dese fazer um estudo sobre seus momentos históricos, e tentar conhecer como ele foi exercido, desde a antiguidade.
Atentamos para ressaltar duas obras de total relevância para o presente tema, sendo: O Príncipe de Maquiavel e O Discurso da Servidão Voluntária de Etienne de La Boétie, assim poderemos descrever exatamente o que poder significa para cada um, bem como suas fundamentações para tanto, eapós analisarmos o poder historicamente, será realizado um apanhado sobre o pensamento desses dois filósofos com o intuito de compartilhar do vasto conhecimento entre tão opostas opiniões.
O que realmente se pretende fazer claro no presente artigo é que toda a soberania e poder emana do povo, os governantes simplesmente se amoldam ao que realmente se espera de um detentor do poder mantendo assimo domínio sobre o povo, a quem por sua vez falta conhecimento para obter a liberdade.
Temos aqui também o conceito de poder elaborado por Gabriel Chalita:
A primeira noção de poder a se apresentar aqui diz respeito à capacidade de impor a própria vontade numa relação social. Todas as definições de poder encontradas nas mais diversas obras derivam, com maior ou menor semelhança, dessa primeira.Deste modo, entende-se um poder social como a faculdade de fazer com que uma ou mais pessoas realizem determinadas ações ou tarefas, submetendo-se à vontade de quem tem o poder. Nesse sentido, a grandeza do poder de alguém, numa relação social, pode ser entendida como o grau da capacidade de impor a própria vontade a outrem, independentemente da fonte e do modo como esse poder é exercido, mesmofrente à repulsa de se submeter por parte do outro. (CHALITA, 2005, p. 21)
Assim, como Chalita ressalta na presente obra, a imposição da vontade é um ponto importantíssimo para a definição de poder, pois pode ser imposto até mesmo contra a vontade do destinatário, nesses casos, ele se faz prevalecer através da força, a exemplo de quem possui uma condição social mais favorecida contra a um menosfavorecido.
2. O PODER – VISTO POR MAQUIAVEL
Fiel ao conceito da verdade efetiva, Maquiavel estuda a história, sobretudo a antigüidade clássica, conclui que qualquer que seja o tempo e o espaço o homem tem traços humanos imutáveis quais sejam: ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro – O Príncipe cap. XVII. Destes atributos negativos temos os fundamentos para o conflito e aanarquia, para Maquiavel o estudo do passado indicará os acontecimentos que se sucederão em qualquer estado e também quais os meios empregados para solucionar problemas pela coincidência ou similaridade.
O que Maquiavel se questiona incessantemente é: como fazer reinar a ordem – como instaurar um estado estável – como resolver o ciclo de estabilidade e caos. Ele chega a algumas conclusõesinteressantes – A ordem deve ser construída para evitar a barbárie, uma vez alcançada, não é definitiva.
Maquiavel era um diplomata, esta função possibilitou a ele um contato muito grande com os governantes, podendo assim analisar o comportamento dos mesmos no exercício do poder.
O sonho de ter uma Itália unificada, o levou a escrever a obra “O príncipe”, magnífica obra que iria mudar a visão dos homens e...
tracking img