O futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1)
O objetivo dos estudos macroeconômicos é analisar e determinar os fatores que podem influenciar nos agregados econômicos de um determinado pais. Os agregados econômicos estudados nessa teoria são: Renda, emprego, produto nacional, desemprego, investimentos, estoque da moeda, poupança, taxa de juros, consumo, balança de pagamentos, e taxa cambial. A avaliação macroeconômica permiteque o governo possa estimular o crescimento da capacidade produtiva, aumentando a quantidade de bens e serviços ofertados visando o crescimento da economia, possibilitando na tomando decisões para incentivar a produção, o emprego e a inflação.

Questão 3)
O conceito do pleno emprego é a utilização da capacidade máxima de produção. No pleno emprego não existe desperdícios nem de capital, enem de trabalho. Pode-se dizer também que é o equilíbrio entre oferta e demanda dos produtos fatores, em sua capacidade plena. Para Keynes a economia não é capaz de alcançar plenitude no nível de emprego sem a intervenção do estado. A intervenção do estado poderia incentivar o aumento dos níveis de produção e proporcionar boas remunerações, porem seria muito difícil conciliar o pleno emprego com ocontrole da inflação, e se todos os recursos estiverem plenamente empregados, o produto total da economia será exatamente igual ao potencial.
Questão 7)
O PIB mensura toda a riqueza do pais através dos bens e serviços produzidos, independente do destino desta renda. O PNB é uma renda nacional de tudo aquilo que é produzido no seu país de origem ou algum outro pais do exterior por fatores deprodução nacional.


No Brasil, o PNB é menor do que o PIB porque uma parcela PIB brasileiro não é utilizada por brasileiros, e sim enviada ao exterior na forma de lucros, dividendos e juros do capital estrangeiro. Ao contrario do cenário americano que as rendas obtidas pelas empresas americanas no exterior, são enviadas em forma de lucros e investimentos, para o seu pais de origem.Questão 8)
Sim. Para haver superávit na balança comercial é preciso que o saldo real das exportações seja maior do que das importações, isso possibilita que o país possa gerar lucros para reinvestir no seu próprio sistema econômico. As exportações são bens e serviços fatores, produzidos no país para serem consumidos por pessoas, empresas ou governo de outro país. O País pode exportar alimentos,combustíveis, minérios, veículos, equipamentos, entre outros.
Questão 9)
Questão 10)
A demanda efetiva é a quantidade de bens e serviços que o consumidor deseja adquirir por um preço definido pelo mercado.
Questão 12)
A estrutura do balanço de pagamentos de um país divide-se em. Balança comercial, a balança de serviços, as transferências unilaterais, saldo do balanço de pagamentos nastransações correntes, o movimento de capitais, os erros e emissões, o saldo total do balanço de pagamentos e as variações de reseva. As contas mais importantes do balanço de pagamento são: A balança comercial, Balança de serviços e Movimento de capital. A balança comercial registra o saldo entre a diferença das exportações e importações do país. A balança de serviços agrega receitas e gastos comserviços fatores e não fatores de produção, patentes e royalties, representações diplomática, transporte e turismo, etc. E a movimentação de capital representa os investimentos diretos, reinvestimentos, empréstimos e financiamentos, capitais de curto prazo, etc. Essas principais operações podem identificar que tipo de decisão os governantes podem tomar a partir do cenário econômico em que o paísse encontra.
Questão 11)
O Balanço de pagamentos permite visualizar os registros de todas as transações econômicas que um pais pode realizar com resto do mundo. O balanço de pagamentos está cada vez mais importante na macroeconomia, pois é possível identificar a intensificação do fluxo real e financeiro do país. É possível avaliar e analisar quantitativamente e qualitativamente as diversas...
tracking img