O futuro da democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões

Já que a regra básica da democracia é a regra da maioria - para a escolha dos governantes e para a tomada de decisões obrigatórias para todos-podemos afirmar que democracia elimina asminorias?

A regra da maioria é fundamental na democracia. Esta regra é a base da qual são consideradas as decisões públicas. As decisões tomadas pelo menos pela maioria daqueles a quem compete tomardecisões serão validadas.
Deste modo, a democracia, partindo de regras para a tomada de decisão como a regra da maioria, exclui as minorias. Os grupos que não possuem representantes o suficientepara conseguir validar alguma decisão, acabarão por terem suas reivindicações negadas. Os Homossexuais, por exemplo, é uma minoria no que hoje sofre desta exclusão. Um belo exemplo disto são oshomossexuais, que sofrem forte exclusão por serem uma minoria. Pela polêmica da questão, este grupo não é plenamente representado no parlamento, não conseguindo satisfazer todas as suas vontades e obter osdireitos que acreditam ter.

O que é voto qualificado? Este tipo de voto existe no Brasil atualmente? Justifique a resposta.

Bobbio fala que estabelecer o número dos que têm o direito ao voto apartir do qual se pode começar a falar de regime democrático é algo que não pode ser feito em linha de princípio, ou seja, sem considerar as circunstâncias históricas e sem juízo comparativo. O votoqualificado é então esta diferença entre quem deve votar e quem não deve, ou seja, uma restrição ou qualificação dos eleitores. No Brasil existe este tipo de voto, pois apenas pessoas maiores de 16 anospodem votar. Deste modo, existe uma qualificação necessária para as pessoas votarem.
Qual a relação entre elites políticas (minorias governantes) e regime democrático?
O texto defende que apresença de elites no poder não elimina a diferença entre regimes democráticos e regimes autocráticos. Ele diz também que Schumpeter acertou ao dizer que a característica de um governo democrático não é...
tracking img