Garrafas hidraulicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GARRAFAS HIDRÁULICAS

Garrafas hidráulicas 1 - OBJETiVO
Este manual visa desmistificar e esclarecer dúvidas em relação aos acumuladores de bexiga, também denominados garrafas hidráulicas, facilitando o trabalho em campo dos Operadores destes vasos de pressão, garantindo uma operação adequada, segura e de baixo custo, possibilitando uma maior vida útil, com máxima disponibilidade doequipamento, em virtude de redução de falhas e quebras inesperadas, através de uma manutenção adequada, realizada por pessoal qualificado, baseado nas Normas Técnicas pertinentes.

2 - iNTrOduÇÃO
Os acumuladores de bexiga ou garrafas hidráulicas, possuem uma larga utilização: - Armazenamento de energia; - Suprimento de bancadas de teste com energia; - Compensação de óleo em virtude de perdas ou fugas; -Manutenção de pressão constante; - Amortecimento de golpes de pressão; - Amortecimento de ruídos; - Compensação de peso.

Fig.1 – Croqui de Garrafa Hidráulica em corte Em usinas de açúcar e álcool, as garrafas hidráulicas são utilizadas para controle de pressão nos cabeçotes das moendas, possibilitando uma flutuação do cabeçote decorrente da variação de cana durante a moagem. A vida útil damoenda está diretamente ligada à carga hidráulica aplicada nos mancais, sendo de suma importância seu controle, a fim de evitar desgaste excessivo. O princípio de funcionamento do sistema e o controle da carga hidráulica obedece critérios técnicos e de segurança e pode ser melhor entendido pela figura:

7

7

5 3 3

4 6

4 6

8 2

8 1

Fig2 – Esquema de sistema de lubrificação

1 -Reservatório de óleo; 2 - Bomba hidráulica; 3 - Garrafa hidráulica; 4 - Válvula de alívio; 5 - Válvula de distribuição; 6 - válvula de óleo; 7 - Válvula de nitrogênio; 8 - Saída para cabeçote. Uma bomba hidráulica dimensionada de acordo com as características do sistema hidráulico, recalca o óleo filtrado do reservatório para a “cruzeta” de distribuição, ligada às garrafas pela tubulação dealimentação de óleo. A tubulação de alimentação de óleo deve possuir uma válvula de alívio e um instrumento de indicação de pressão (manômetro) calibrados, para garantir a segurança de operação do sistema. Na parte inferior da garrafa há uma derivação da tubulação, por onde a garrafa é ligada ao cabeçote hidráulico da moenda. Como a bomba pressuriza toda a tubulação de alimentação, a garrafa e ocabeçote também serão pressurizados e ao atingir a pressão de trabalho a bomba é desligada e o controle de pressão do sistema é realizado pela garrafa hidráulica, quando há uma oscilação no cabeçote aumentando a pressão, a garrafa absorve esta variação. Cessando a força originária, a garrafa restabelece o equilíbrio do sistema pela válvula de óleo, que por sua vez possui o mesmo princípio de funcionamentode uma válvula de retenção com retorno por mola. Uma das saídas da cruzeta de distribuição é ligada ao reservatório para alívio da pressão do sistema no caso de sobrepressão. Para operação do sistema, são necessárias válvulas de bloqueio, para manter o sistema pressurizado, mantendo a bomba hidráulica desligada. A bomba hidráulica é ligada no início da operação para estabelecer a pressão detrabalho e desligada em seguida, somente sendo ligada no caso de queda de pressão do sistema, ou seja, a bomba passa a maior parte do tempo desligada, isto justifica economicamente o uso de garrafas hidráulicas, pois seu custo operacional é baixo e tecnicamente sua eficiência é muito boa. Na saída da bomba hidráulica aconselha-se a utilização de um manômetro para verificação de seu funcionamento e deuma válvula de retenção a fim de evitar refluxo pela bomba. Durante a operação do sistema é imprescindível a verificação dos equipamentos, acessórios, tubulações e sistemas de segurança, de acordo com procedimentos, manuais de fabricantes, normas técnicas e legislação vigente, seguindo uma lista de verificação conforme abaixo: - Verificação de vazamentos; - Verificação do funcionamento da bomba...
tracking img