O futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O futurismo era um movimento que antepunha a ideia ao estilo. Desafiava  valores tanto artísticos tradicionais como também ambições de estéticas da arte de vanguarda mais radical.Suas composiçõesofereciam alternativas viáveis para arranjos centralizados dos cubistas.No entanto as produções futuristas variavam tanto em seus interesses quanto em seus talentos.
Boccioni era o artista maistalentoso entre eles também o mais inventivo. Suas telas variam muito, ele parece dar perfeita expressão aos temas básicos do futurismo: metrópole, luz, energia, movimento, mecânica, ruído, busca urbana deprazer, tudo numa única experiência visual. O mais impressionante foi a incursão de Boccioni no terreno da escultura. Cansado com a selva de estátuas de bronze e pedra, e com a tradiçãogreco-michelangeliana Boccioni exigiu uma renovação total; para isso todos os tipos de materiais devem participar na escultura.Suas esculturas eram muito revolucionárias.A obra mais impressionante é Cavalo +Cavaleiro+ Casa em madeira e cartão (1914).
Em 1914 com Antonio Sant’Elia a arquitetura entrou no futurismo. Em 11 de  Julio de 1914, apresentou suas ideias mais sugestivamente expressas em desenhosimaginativos expostos sob o titulo A nova cidade.Com uma viso sugerindo ficção cientifica, ele propôs uma nova espécie de metrópole, com novos materiais e invenções estruturais na engenharia.
A guerra de1914-1918 precipitou o fim do futurismo. Os restantes artistas futuristas mudaram para estilos e atitudes mais tradicionais. Mas Sua influencia foi fundamental e duradoura. Como estava profundamenteligada ao cubismo, suas conquistas foram também para o cubismo, que desempenhou um papel tão grande na arte moderna graças a atividade dos italianos, ecos mais específicos do futurismo pode serencontrados numa variedade de artistas e movimentos: o vorticismo em Londres algumas formas de expressionismo na Alemanha, a pintura e a tipografia da vanguarda em Moscou a arquitetura dos anos 20 na Holanda,...
tracking img