O fim do emprego e o início do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





























O FIM DO EMPREGO, INÍCIO DO TRABALHO































JOÃO PAULO MAZZINI PEREIRA

GESTÃO DE PESSOAS

CURSO : ADMINISTRAÇÃO



Introdução

Uma das grandes preocupações da maioria dos países, governos, e homens está relacionada com o futuro do emprego num mundo globalizado,informatizado e automatizado. As questões do emprego interessam à maioria das pessoas, salvo raras exceções e pessoas afortunadas. Nas duas últimas décadas do século XX, é impressionante como o número desempregados aumentou em todo o planeta. Países que se orgulhavam de ter índices baixíssimos de desemprego, defrontam-se, hoje com taxas de 5% de desempregados. Em alguns países, esse índice chega a serde 20% e com tendência de aumentar.
A que se deve tal situação? Seria esse desemprego em massa e global algo passageiro? E se não for algo passageiro, haveria alguma forma de deter o processo do desemprego? Haverá empregos no futuro?
Tentaremos entender alguns dos processos que regem a forma como são criados e destruídos os empregos; tentar entender o que é um emprego; e discorrer sobre aspossibilidades do futuro (sem esquecer que são apenas possibilidades). O enfoque sobre a questão do desemprego vai dar importância aos processos eletrônicos e computacionais que estão impulsionando essa onda de desemprego no fim do século XX, mas devemos lembrar que esses são apenas alguns dos fatores, apesar de fundamentais, que estão influenciando a crise de emprego de nossa época.
Emprego eTrabalho
A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fossem a mesma coisa, não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes. O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas. Poroutro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que vendem sua força de trabalho por algum valor, alguma remuneração, e homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca, algo como um salário.
Trabalho:
De acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do SéculoXX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidades físicas e mentais.
Emprego:
É a relação, estável, e mais ou menos duradoura, que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual o possuidor dos meios de produção paga pelo trabalho de outros, que não são possuidoresdo meio de produção.

O trabalho através dos tempos
Ao longo da história da humanidade, variando com o nível cultural e com o estágio evolutivo de cada sociedade, o trabalho tem sido percebido de forma diferenciada. O trabalho é tão antigo quanto o ser humano. No ocidente, a dignidade do trabalho foi falsamente louvada por muito tempo.
O trabalho não merecia a atenção de pessoas educadas,abastadas ou com autoridade. Trabalho era o que os escravos faziam. Mas o trabalho é mais do que um instrumento criador de riqueza. Além do valor intrínseco, serve também para expressar muito da essência do ser humano. O trabalho está intimamente relacionado à personalidade.
No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver. A necessidade de comer de se abrigar, etc. era quedeterminava a necessidade de trabalhar. O avanço da agricultura, de seus instrumentos e ferramentas trouxe progressos ao trabalho. Mais tarde, a Revolução Industrial viria a afetar também não só o valor e as formas de trabalho, como sua organização e até o aparecimento de políticas sociais. A necessidade de organizar o trabalho, principalmente quando envolve muitas pessoas e ou muitos instrumentos e...
tracking img