o fim da Iugoslavia

Páginas: 6 (1406 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Esfacelamento nas Bálcãs – O fim da Iugoslávia
Ortodoxos versus Católicos versos Muçulmanos – não necessariamente nesta mesma ordem.

Samuel P. Huntington

Um acirramento espetacular de identidades civilizacionais ocorreu na Bósnia, especialmente em sua comunidade muçulmana. Historicamente, sérvios, croatas e muçulmanos viviam juntos pacificamente como vizinhos, eram comuns os casamentosentre eles, as identificações religiosas eram tênues.
Dizia-se que os muçulmanos eram bósnios que não iam à mesquita, os croatas eram bósnios que não iam à catedral e os sérvios eram bósnios que não iam à igreja ortodoxa.
Quando a identidade iugoslava se desfez, as identificações religiosas intensificaram-se. O multicomunitarismo se evaporou e cada grupo definiu-se em termos religiosos.
Os sérviosda Bósnia se identificaram com a Grande Sérvia, a Igreja Ortodoxa Sérvia e toda a comunidade eslava ortodoxa. Os croatas da Bósnia passaram a ser nacionalistas radicais acentuando seu catolicismo ocidental.
Os muçulmanos, antes da guerra, se viam como europeus defensores de uma sociedade multicultural. Com o início dos conflitos surge o objetivo de criar uma república islâmica na penínsulabalcânica. O idioma bósnio foi promovido como distinto do servo-croata. O governo incentivou a religião islâmica e deu preferência aos muçulmanos nas promoções de pessoal. O exército bósnio ficou islamicizado.
A Rússia ajudou a Sérvia, as potências européias ocidentais ajudaram a Croácia, e os países islâmicos do norte da África e Oriente Médio ajudaram a Bósnia.
Os Conflitos Étnicos envolvem questõesreligiosas, territoriais, políticas e culturais. O embate entre grupos ou comunidades com características diferenciadas muitas das vezes resulta em genocídio.
Os Conflitos Étnicos são antigos na história da humanidade. Ainda na pré-história, segundo alguns antropólogos, os Neandertais foram extintos em função de um conflito causado por diferenças étnicas contra os Homo sapiens. Assim, váriosoutros povos também sofreram com aniquilações no decorrer do tempo. Na Idade Média, foram vários os conflitos ocorridos por interesses de um reino dominar o outro que possuía origens culturais diferentes. Houve também as Cruzadas, um dos casos mais emblemáticos do período. Em linhas gerais, tratavam-se do embate entre cristãos e muçulmanos.

Na Idade Moderna, houve um dos maiores genocídios dahistória humana. Em meio ao processo de expansão marítima, os Espanhóis chegaram até a América e encontraram um povo com características bem distintas, os índios. Com o intuito de colonizar as novas terras e enriquecer os cofres espanhóis com metais preciosos, cerca de 70 milhões de nativos foram mortos.

O termo Conflito Étnico identifica qualquer conflito que tenha em sua essência o choque depessoas com origens religiosas, raciais, culturais ou geográficas. O enfrentamento violento está sempre presente e por vezes as ações são tão extremizadas que violam as determinações do Código de Guerra. É o caso do genocídio, que leva a morte milhares ou milhões de pessoas, sem distinção entre civis e militares, homens, mulheres ou crianças. Em alguns casos, especialmente no Oriente Médio, o termoConflito Religioso é usado no lugar de Conflito Étnico porque os motivos religiosos são bem mais destacados em relação aos demais.

A lista de Conflitos Étnicos é enorme. Para o continente europeu podemos citar: o Conflito nos Bálcãs, que colocou em choque as várias nacionalidades que compunham a Iugoslávia, levando ao seu esfacelamento; o processo de independência da Bósnia, que colocou croatas,sérvios e muçulmanos em conflito, resultando em uma limpeza étnica dos não sérvios na região; a Guerra do Kosovo, onde a população que ansiava por direitos para a população de origem albanesa foi massacrada; a Questão Basca, no qual um povo com identidade e cultura própria no norte da Espanha luta por sua independência; a Questão Irlandesa, que deseja conquistar a independência da Irlanda em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Iugoslávia
  • iugoslavia
  • Iugoslavia
  • iugoslávia
  • Iugoslávia
  • Iugoslavia
  • Guerra da iugoslávia
  • Antiga iugoslávia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!