Iugoslavia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Antônio Carlos
Nathália Rippel nº 21
Isabela Germano nº 11
Maryellen Rezende nº 20

Iugoslávia
Um país que se desintegrou.

28/06/2010
Juiz de fora

Introdução

A Iugoslávia era situada dentro da Península Balcânica, no sudeste da Europa. Até 1991, o país era internamente composto por seis repúblicas federais(Sérvia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro eBósnia-Herzegóvina.) e duas regiões autônomas sob influencia da República da Sérvia (Voivódina e Kosovo). A Iugoslávia existiu como nação desde o final da Primeira Guerra Mundial até 1991, quando tomou forma um processo de desintegração do país, cujos contornos finais ainda não estão concluídos.

Iugoslávia

A Iugoslávia enquanto existiu como uma entidade nacional, possuía uma extensão deaproximadamente 255.804 km² e quase 25 milhões de habitantes. As repúblicas não apresentavam necessariamente uma grande homogeneidade ética.  A distribuição  populacional e etnias em cada república era a seguinte:
•Sérvia (Incluindo Vouvódina e Kosovo)- 9.800.000 (41.8% da população total da Iugoslávia), sendo 65.8 % dessa população Sérvios, 17.2% Albaneses e 3.5% Húngaros.
•Croácia -4.700.000 (20.1%),sendo 78.0% Croatas, 12.2% Serviços e 10.6% outros.
•Bósnia-Herzegóvina -4.400.000 (18.8 %), sendo 43.7% Mulçumanos, 31.4% Sérvios e 17.3 % Croatas.
•Macedônia – 2.000.000 (8.5%), sendo 54,6% Macedônios, 21.0% Albaneses e 4.8% Turcos.
•Eslovênia – 1.900.000 (8.1%), sendo 91.0% Eslovenos, 3.0% Croatas e 2.2% Sérvios.
•Montenegro – 615.000 (2.6%), sendo 61.8% Montenegrinos, 14.6 Mulçumanos e9.3% Serviços.
(Fonte: Folha de S. Paulo, 9/8/92)

Nota-se que o grupo sérvio era o que se apresentava mais disseminado pelo território da antiga Iugoslávia. Dentro de algumas repúblicas haviam áreas dominadas por um grupo étnico diferente da etnia dominante. Havia algumas dessas áreas na Croácia e na Bósnia onde habitavam populações de origem sérvia.
Inevitavelmente ao longo do tempo as váriasetnias que compunham a Iugoslávia se mesclaram formando assim numerosas famílias mistas.

Conclui-se então, que do ponto de vista étnico a Iugoslávia era um grande mosaico de povos. Essa variedade de povos, tinha em comum o fato de todos serem de origem eslava.

A Religião

Por volta do século VII as regiões setentrionais (as atuais Eslovênia e Croácia) eram católicas, as demais regiõesOrtodoxas.
No século XIV e XV as regiões meridianas foram submetidas ao domínio Otomano, que propiciou a conversão de muitos eslavos ao islamismo, que era a religião dos conquistadores.

Devido a essa história religiosa, a Iugoslávia possuía três religiões principais: A Ortodoxa, aproximadamente 40% da população(em suas variantes Sérvia e Macedônia), a Católica Romana praticada por 32% (sendo maisexpressiva na Croácia) e a Islâmica praticada por 12% (com maior expressão na Bósnia-Herzegóvina e em Montenegro).

A História

Até o século XV as unidades territoriais que comporiam a Iugoslávia passaram por inúmeras transformações em seus status político. Chegando algumas em determinados momentos a se constituírem em estados independentes.

As fronteiras entre os povos da penínsulaBalcânica têm sido instáveis há muito tempo, criando assim as rivalidades e antagonismos entre os povos.
Entre os séculos XII e XIII a Croácia e a Eslovênia caíram sob o jugo do Império Austro-Húngaro, condição que só terminou no final da Primeira Guerra Mundial. Nos séculos XIV e XV quase todas as outras regiões que formariam a Iugoslávia faziam parte do Império Otomano. Essa condição só começou a mudarem 1878, quando a Sérvia e Montenegro obtiveram autonomias.

Essa dupla e longa cominação de Otomanos e Austro-Húngaros ensejou o surgimento de duas perspectivas culturais:
• “Mentalidade ocidentalizante”, que possuía uma abertura maior para o capitalismo, se desenvolveu nas áreas de dominação Austro-Húngaro.
• “Mentalidade de resistência” a cultura ocidental, sobretudo ao capitalismo....
tracking img