Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia

O princípio de todo o saber

Filosofia: Qual é o princípio de tudo?
Com a ampliação do conhecimento em várias áreas - como a astronomia, a matemática, etc., os primeiros filósofoscomeçaram a pensar se a razão humana não poderia ir um pouco mais longe na resposta à grande questão: qual o princípio de tudo o que existe?

Tales de Mileto: O Princípio e a Água
Um dos primeirosfilósofos a tentar dar uma resposta, sem fazer recurso aos deuses, foi Tales de Mileto, ele inaugurou a filosofia ao afirmar que tudo é água. Frase que, hoje, pode soar estranha e até mesmo absurda, masque marca a forma propriamente filosófica de pensar.
Quando Tales diz que tudo é água, por exemplo, ele quer dizer que há algo de comum a tudo o que existe, uma unidade que pode ser encontrada em meioà diversidade que nos cerca. Ao atribuir à água a origem de tudo (não podemos esquecer que a vida começou na água), Tales questiona se, através de uma investigação racional e criteriosa, nãopoderíamos encontrar respostas para as grandes perguntas que nos cercam.
Anaximandro de Mileto: O princípio e o Infinito
Foi Anaximandro quem introduziu o termo Arché para designar a realidade primeira eúltima de todas as coisas, e afirmou que o princípio de tudo era o ápeiron, o infinito, ilimitado ou indeterminado, ao invés da água de Tales (que era uma substancia determinada). Anaximandro tenta tambémexplicar como todas as coisas nascem do infinito (Ápeiron).

Anaxímenes de Mileto: O princípio e o Ar
Em vez do ápeiron ou do indeterminado, Anaxímenes considerava que era o ar a origem de todasas coisas. Para Anaxímenes, o universo resultaria das transformações do ar, da sua rarefação, o fogo, ou condensação, o vento, a nuvem, a água e a terra e por último pedra. A substância da origemvolta a ser uma coisa determinada como em Tales. Anaxímenes identificou o ar talvez porque tenha visto seu movimento incessante, e que a vida e o ar andam juntos, na maioria dos casos. A respiração...
tracking img