O filme “menina de ouro”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Menina de Ouro”






Aponta-nos o papel dos traumas na vida de um ser humano, e nos apresenta uma idéia de familiaridade que se constitui fora dos laços de sangue que caracterizam tradicionalmente a família. Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesmalição que segue para sua vida, antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine,mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio.
Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante, ele a treina ,no qual ganha todas as lutas ,tendo ele de pagar para que as outras lutadoras lutem com ela,ele teve muito orgulhodela começou a vela em certo momento com amor de pai ,pelo fato da distância dada sua filha ,ele escrevia toda a semana pra ela ,mas as cartas sempre voltavam . Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador. Ela tão decidida pelo sonho e com uma família que não se importava com ela, não gostava dela ser lutadora, mas gostava do dinheiro que ela trazia e a sua mãe nãose importou quando a viu tetraplégica no hospital não foi visitá-la o único que ficou ao seu lado foi Frankie dia e noite e quando a mãe foi vê-la foi só para passar os bens da filha no seu nome.
Maggie sofreu muito e quando se viu naquele estado tentou o suicídio mordendo sua língua para morrer asfixiada por seu sangue duas vezes,mas não conseguiu,os médicos a dopavam todo o tempo pra nãotentar o suicídio,Maggie vivia vegetando,não sabia nada e Frankie sofria por a ver daquela forma,até que ela faz o pedido,para que ele a ajude a morrer,de primeira mão ele não aceitou mas com o passar dos dias vendo o sofrimento dela,fez o que pra ele era certo por tal pedido,sendo aplicada a eutanásia.As tentativas de constituições familiares. A respeito das questões morais que marcam o filme,sob a ótica das tragédias familiares, “Menina de Ouro” questiona inteligentemente a questão da eutanásia e põe à prova todas as variações de julgamentos ético-morais acerca deste problema.
Pois, Frankie em uma situação delicada entre o certo e o errado, deveria optar por abrir mão da vida de Maggie, que lhe forneceu tanto sentido para a sua vida, ou por deixá-la viver infeliz, contra aprópria vontade da lutadora. De um lado, há a escolha por preservar a vida de outro. De outro lado, há a satisfação da vontade de aliviar o sofrimento da pessoa que Diante deste impasse tão delicado em um cenário tão complexo, quem poderia julgar a decisão de Frank, sendo ela contra ou a favor do direito à morte? Dois elementos fundamentais nesta polêmica são relativos ao direito de qualquer indivíduo deinterromper deliberadamente sua própria vida e, particularmente, em relação à outra pessoa tomar essa decisão, diante da incapacidade do doente.
No caso da eutanásia, negar esse direito democrático, contudo, significa impor um sofrimento totalmente desumano a pessoas que são mantidas vivas à custa da dor, da total perda da consciência ou contra sua própria vontade, tendo em vista que já nãopodem sequer se movimentar. É a percepção de que sofremos além do limite de nossas possibilidades físicas e mentais que alimenta o desejo pela eutanásia ativa. Para fugir do controle daqueles que nos controlam na hora da morte, parte de nós quer determinar com clareza o momento em que iremos sair do palco desse mundo. A luta pela eutanásia é a luta desigual entre o desespero e as normas que...
tracking img