O expansao do comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A expansão do comunismo
Novamente o assunto da vez é a Guerra Fria. Muito falamos sobre o combate ideológico travado entre os EUA e a URSS. mas no dedicamos pouco à expansão do comunismo em regiõesfora da Europa. Para melhor compreendermos a Guerra Fria, torna-se indispensável o conhecimento sobre a amplitude do bloco socialista.
primeiro grande Estado a seguir os passos comunistas foi aChina. Estudar o desenvolvimento político e econômico desse país se torna uma missão cada vez mais importante, uma vez que o novo cenário geopolítico mundial tem como destaque essa nação.
Já em 1921,estimulado pela Revolução Russa foi formado o Partido Comunista Chinês (PCC), que inicialmente operava junto à Kuomitang(KMT), partido de cunho nacionalista que buscava o poder através da contenção dainfluência dos generais locais que disputavam poder. O crescimento da Kuomitang fez com que eles acabassem se afastando dos comunistas, levando a uma guerra que só terminaria com a vitória de Mao TseTung, líder do PCC, em 1949. A guerra que levou os comunistas ao poder foi acentuada com a invasão da Manchúria e de outras localidades da China pelos japoneses em 1931. Essa política imperialistajaponesa refletia a necessidade de uma maior organização política, capaz de defender a nação de tais anseios imperialistas.
Após conquistar o poder, Mao também deu início a uma política expansionistainvadindo o Tibete em 1951. Apesar da revolta dos tibetanos o país segue até os dias de hoje sob o comando chinês.
A Coreia estava sob o controle do Japão desde 1910.No entanto, após a Segunda GuerraMundial e a consequente derrota dos japoneses o país foi dividido em duas zonas: o norte, ocupados pelos russos e o sul, pelos norte-americanos. Em 1950 a Coreia do Norte, de orientação comunista,invadiu a Coreia do Sul. A ONU ajudaram o Sul enquanto os chineses ajudavam o norte. Essa guerra acabou se tornando um exemplo da violência gerada pela Guerra Fria, nas chamadas zonas periféricas,...
tracking img