Marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx foi um estudioso, fundador do Socialismo Científico, juntamente com Friedrich Engels. Ao contrário de todos os autores analisados anteriormente, Marx analisa o homem na prática,constatando-o de forma histórica e com base na realidade, jamais teoricamente, por esse motivo não chega a ser considerado um filósofo e sim um estudioso da realidade social.
Realizou seus estudos no contextoda consolidação e expansão do capitalismo industrial e constatou o surgimento de uma classe oprimida, detentora da mão-de-obra, conhecida como o proletariado. Analisando esse contexto, Marx sustenta osseus estudos na alternativa de saída dessa injusta realidade, para isso apresenta a progressão dos meios sociais ao decorrer do tempo e mostrando o conflito entre classes, mais precisamente entre osopressores contra os oprimidos, isso é denominado pelo autor de: Luta de Classes.
Marx é o primeiro revolucionário que apresenta formas de se chegar ao comunismo, a sociedade objetivada por ele. Paraisso, o estudioso encontra no progresso da luta de classes, a abertura desejada para a ocorrência de uma revolução liderada pelos operários em oposição à burguesia – detentora de insumos emaquinarias – com a finalidade de instituir um governo liderado por eles, para que possuam o controle de todos os recursos do sistema vigente, tendo todos os artefatos para atingirem o seu objetivo queconsistia na abolição de classes sociais. Chegando a esse propósito, Karl Marx considera o estágio mais avançado dos modos de produção, exatamente o que pretende chegar com seus estudos: comunismo, em que apropriedade privada inexiste, acumulação de capitais permanece ausente e assim todos usufruem igualmente das riquezas.
Em sua linha de raciocínio, para que isso tudo vire realidade, era necessárioque o capitalismo prosseguisse com sua expansão, já que é necessário estruturas que gerem riquezas, enquanto isso, criticava as suas características, como por exemplo a propriedade privada e a...
tracking img