Contabilidade

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2012
CAPITULO 06: Teoria da firma: a produção e a firma
Em uma economia de mercado, os consumidores, por um lado, e as firmas, por outro, se constituem respectivamente nas unidades do setor de consumo edo setor da produção. Ao desenvolverem suas atividades básicas de consumir e produzir, ambas se inter-relacionam, por intermédio do sistema de preços.
Quando se analisa a teoria da firma na parteespecifica em que trata do problema da produção, dos custos de produção e dos rendimentos da firma, em ultima análise está-se estudando o que na teoria microeconômica é conhecido como a teoria daprodução. O estudo da teoria da produção apresenta grande importância, uma vez que os seus princípios gerais proporcionam as bases para a analise dos preços e do emprego dos fatores, assim como da sua alocaçãoentre os diversos usos alternativos na economia.
É importante ressaltar que esse conceito abrange um empreendimento de modo geral, que alem de atividades industriais e agrícolas também englobaatividades profissionais, técnicas e de serviços. Ademais, quando se fala em firma em geral, devem-se fazer algumas abstrações. Assim, as diferenças entre firmas serão ignoradas, considerando-se apenas ascaracterísticas comuns existentes entre elas.
A função da produção identifica a forma de solucionar os problemas técnicos da produção, por meio da apresentação das combinações de fatores que podemser utilizados para o desenvolvimento do processo produtivo. Podemos conceituá-la como sendo a relação que mostra qual a quantidade obtida do produto, a partir da quantidade utilizada dos fatores deprodução. É interessante observar que, normalmente, na analise microeconômica, a função de produção assim definida admite sempre que o empresário esteja utilizando a maneira mais eficiente de combinar osfatores e, conseqüentemente, obter a maior quantidade produzida do produto. Todavia, a fim de que o empresário possa realizar esse tipo de ação da maneira mais eficiente possível, ele precisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!