O existencialismo segundo jean

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O EXISTENCIALISMO SEGUNDO JEAN-PAUL
A frase fundamental do existencialismo é que “A existência precede a essência”. Na perspectiva do existencialismo, as idéias, ou essências, não são anteriores àscoisas, pois não se acham previamente contidas nem na inteligência de Deus nem na inteligência no homem. As idéias, ou essências são as próprias coisas consideradas de determinado ponto de vista,em sua universalidade e não em sua particularidade. O homem primeiro existe, se descobre, surge no mundo e só depois se define, por isso é considerado um projeto. O homem que não é definível não énada. Só após descobrir sua essência, poderá ser alguma coisa, mas isso cabe ao próprio homem o fazer. Ele fala de uma natureza humana, o que para ele seria um conceito de homem criado por Deus. Como nãoacreditava em Deus, diz que não há natureza humana, já que não há um Deus para a conceber. Se Deus não existe, o que precede a essência antes de adquirir qualquer conceito é o homem.
Severdadeiramente, a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que ele é. Assim, todo homem é responsável por sua existência, não de uma forma particular, pois seria responsável também portodos os homens devido ao seu conceito universal, já que para se definir e ser livre, o homem primeiramente deve tomar conhecimento de que ao existir, carrega características que fazem com que ele sejaum homem e não um objeto ou um animal, assim como todos os homens também as carregam.
Essa responsabilidade do homem é que gera a angústia, pois cada indivíduo está pronto a escolhertanto a si como a humanidade e não escapa a essa situação. A palavra angústia é usada para o reconhecimento da total liberdade de escolha que confronta o indivíduo a cada momento. Apesar do homem viversozinho e sem ajuda, ele é livre e responsável pela sua liberdade. Ele é livre para dar sentido a qualquer coisa, mas tem que dar sentido a alguma coisa. O ato de assumir o ser, caracteriza a...
tracking img