O espelho de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paradigmas qualitativos no curso de letras




O posicionamento dentro do paradigma qualitativo leva em conta que “uma afirmação de conhecimento tem dimensões sociais”. (HUGHES, op.cit. p.17), ou seja, que nossas afirmações funcionam dentro de concepções coletivamente mantidas acerca do mundo e sobre o modo como nos relacionamos com ele.
As múltiplas formas interpretativas torna a pesquisaqualitativa em espaço no qual não cabe privilegiar uma única prática metodológica em relação a outra, nem possui uma teoria própria. Portanto pode ser associada a várias disciplinas, já que várias favorecem essa metodologia.
Para Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa ressalva “a natureza socialmente construída da realidade, a íntima relação entre pesquisador e o que é estudado, e aslimitações situacionais que influenciam a investigação”. (p. 23)
Na interrelação de três níveis de atividade genérica, com grande variedade de terminologias com 1. Teoria, método e análise, 2. Ontologia e epistemologia e por última a metodologia é o que definem o processo de investigação qualitativa. Independente a esses três níveis de investigação é necessário ressaltar a biografia pessoal doinvestigador, que articula junto a sua classe, cultura e perspectiva étnica da realidade social que estuda.
Compete ao pesquisador catalogar os registros diferentes que usou na sua pesquisa como: fotos, entrevistas, gravações, observações diretas, para comparar, cruzar informações e assim confirmar a validade da construção de uma teoria.


No processo de pesquisa qualitativa cinco níveis deatividades devem estar presentes:

Nível 1. O investigador enquanto sujeito multicultural.
Nesse momento o investigador deverá ater-se a história e tradições de pesquisa, concepção do eu e do outro, manter a ética e a política de pesquisa.

Nível 2. Paradigmas teóricos e perspectivas.
O pesquisador precisa conhecer e entender as teorias, positivistas, pós-positivistas, construtivistas, feministas,modelos étnicos, modelos marxistas e modelos culturais, para que possa compreender melhor o seu objeto de estudo.

Nível 3. Estratégia de pesquisa.
Nesse nível é importante começar o estudo do projeto, estudo do caso, etnografia, observação participativa, fenomenologia, teoria enraizada, método biográfico,

Nível 4. Método de recolha e análise do material empírico.
Entrevista, observação,artefatos, documentos e gravações, métodos visuais, métodos de experiências pessoais, métodos de gestão de dados, análise assistida por computador, análise textual.

Nível 5. Arte de interpretação e apresentação.
Critério de julgamento e adequação, arte e política de interpretação, análises políticas, tradições de avaliação, investigação aplicada.

Portanto é necessário que o professor(pesquisador), entenda a atividade de pesquisa na sua pluralidade e sua importância para a práxis pedagógica, para assim nortear a prática de pesquisa pelo conhecimento do uso de metodologias científicas, conhecimento possibilitado, entre outras formas, pelo estudo de disciplinas de metodologias acadêmicas e científicas, seja produtora, reflexiva e crítica.
Contudo é necessário estimular pesquisassobre ensino, sem esquecer que o estímulo deve ser acompanhado de preparação para o ato de pesquisar. Questões como abordagens de pesquisa, modelos de pesquisa, instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados devem ser estudados e discutidos em diferentes contextos e níveis educacionais.





Paradigmas qualitativos no curso de letras




O posicionamento dentro do paradigmaqualitativo leva em conta que “uma afirmação de conhecimento tem dimensões sociais”. (HUGHES, op.cit. p.17), ou seja, que nossas afirmações funcionam dentro de concepções coletivamente mantidas acerca do mundo e sobre o modo como nos relacionamos com ele.
As múltiplas formas interpretativas torna a pesquisa qualitativa em espaço no qual não cabe privilegiar uma única prática metodológica em relação...
tracking img