O envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 O Envelhecimento

O processo de envelhecimento, tais como as respectivas mudanças, constitui um tema de grande interesse no âmbito da investigação científica nos dias de hoje. Procura-se responder a diversas questões, como por exemplo, quais as dimensões das mudanças, as principais causas e consequências e as áreas de intervenção. “A senescência é definida habitualmente como o conjunto dosprocessos biológicos que, na medida em que a idade avança, coloca os indivíduos mais sensíveis aos factores susceptíveis de levar á morte”. (Vaz, 2008:28)

O processo de envelhecimento é extremamente complexo e pode ser visto de várias perspectivas mas é um processo normal, universal, gradual e irreversível nas transformações sentidas ao longo do tempo. Este fenómeno está associado ao processo decrescimento, interagindo os factores internos, como o património genético, com os factores externos, como o estilo de vida e o ambiente em que o sujeito vive.

“O envelhecimento humano representa a última fase de um processo dinâmico de desenvolvimento que tem início na concepção e prossegue ao longo da vida do indivíduo, ou seja, nascer é começar a envelhecer, mais notória nas últimasfases de vida resultante da destruição dos tecidos ou sistemas orgânicos que leva a uma evolução biológica e psicológica responsável pela quebra de poder de sobrevivência e adaptação ao indivíduo. O envelhecimento não é uma doença, mas uma acumulação gradual de perdas funcionais irreversíveis que o idoso vai sofrendo ao longo da vida”. (Fernandes, 2002,21)

Os diversos factores fazem parte dopercurso de vida de cada indivíduo e vão condicionar a maneira como envelhecemos. Envelhecer no masculino não é igual a envelhecer no feminino, assim como, não é igual envelhecer sozinho ou no seio familiar.

A área da ciência que estuda os processos do envelhecimento, é a Gerontologia, que se ramifica em ciências biológicas (biologia, medicina, enfermagem), ciências psicológicas (psicologia dodesenvolvimento do idoso, psicologia social e cognitiva) e ciências sociais (sociodemografia, ecologia humana). Gerontologia estuda o processo de envelhecimento do ponto de vista físico, psíquico e social, em ordem a um maior bem-estar dos idosos.

O envelhecimento é “ (…) um processo bio-psico-social de cariz individual (…), o envelhecimento nunca poderá ser explicado ou previsto sem termos emconsideração as dimensões biológicas, psicológicas e sociais que lhes estão inerentes ” (Fonseca, 2004:53). Deste modo, e segundo Schroots &Birren, o processo de envelhecimento apresenta três componentes:
“uma componente biológica, que reflecte uma vulnerabilidade crescente e de onde resulta uma maior probabilidade de morrer; uma componente social, relativa aos papéis sociais apropriadosàs expectativas da sociedade para este nível etário; uma componente Psicológica, definida pela capacidade de auto-regulação do individuo face ao processo de senescência.” (Cit. In Fonseca, 2006:55)

Em “Teoria do Desenvolvimento” de Erik Erikson[1], um dos pioneiros nos estudos sobre o desenvolvimento humano durante toda a vida, “o desenvolvimento processa-se ao longo da vida e o sentido daidentidade de uma pessoa desenvolve-se através de uma série de estágios psicossociais durante toda a vida”[2].(Paulo Ferreira) Outra interpretação sobre o envelhecimento, é a que diz respeito ao envelhecimento, enquanto processo colectivo.

Segundo Erikson, a 8ª idade corresponde à integridade/integração do eu versus desespero/desintegração coincidindo com o início da velhice a partir dos 65 anos. Seo sujeito superou bem os estádios anteriores, atingiu a plenitude da sua integridade que compreende a aceitação e responsabilidade pela vida, o reconhecimento da integridade dos outros e a modéstia frente ao universo, tudo acabando na sabedoria que leva a aceitar as limitações e a própria morte. Caso contrário, cresce o medo da morte e sentimentos de desespero frente à impossibilidade de...
tracking img