O envelhecimento como processo biopsicossocial e as repercurssoes familiares na sociedade contemporâneo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENVELHECIMENTO COMO PROCESSO BIOPSICOSSOCIAL E AS REPERCURSSOES FAMILIARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEO.

Vanda de Souza Reis


RESUMO

O presente artigo está focado na busca de compreender o sujeito que envelhece sob os vários aspectos que englobam a sua existência enquanto ser psicológico, social, biológico, cultural, ou seja, o homem na sua totalidade. Procura perceber o idosofrente as relações familiares, detectando como se dão os aspectos de dependência e autonomia, bem como repercussões que as alterações físicas desencadeiam no processo de envelhecimento e quais impactos estas acarretam sobre a vida dos indivíduos no âmbito psicossocial.

PALAVRAS-CHAVE: idoso; família; sociedade; envelhecimento.



1. INTRODUÇÃO

As mudanças emergentes das novasconfigurações da família contemporânea, têm desafiado a criação de modos alternativos para a convivência familiar, torando-se necessário a redefinição de valores e conceitos outrora relevantes para o equilíbrio da funcionalidade da mesma.
A sociedade atual, vem nas últimas décadas, distanciando-se signitivamente do modelo da família tradicional, na qual destacavam-se a valorização e o respeito pelosmembros mais velhos, como primazia dos mais novos. Sendo assim, o idoso ocupava um lugar de destaque, visto que, suas ricas experiências de vida representavam importante contribuição na tarefa de transmitir os princípios familiares essenciais às gerações futuras.
Logo, estamos diante de uma época de constantes mudanças sociocultural, onde cuidar do idoso com as fragilidades, medos,angústias e expectativas implicadas no seu processo de envelhecimento, também requer um olhar diferenciado para este sujeito, na tentativa de compreender as repercussões que tais mudanças podem representar para sua vida biopsicossocial, tornando-se um apoio na busca de adaptação ás novas formas de organização familiar sem perder de vista a sua singularidade.
Portanto, quaisquer que seja a forma sob aqual esteja estruturada a família, sempre haverá a necessidade do fortalecimento dos vínculos afetivos entre seus membros e os idosos. Considerando que esta é uma fase da vida, em que a pessoa carece muito do cuidado, atenção, carinho da família, sem deixar de interagir como o seu meio onde está inserido.
O envelhecimento da população tende a atingir as diversas esferas da sociedade,principalmente a família e o Estado, porque envolve questões relacionadas à economia, a criação de políticas públicas voltadas para este público específico, investimento em previdência e assistência social, saúde e condições de habitação, infraestrutura e acessibilidade, na perspectiva de promover vida com qualidade.


2. ASPECTOS DO EVELHECIMENTO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Discorrer sobre o conceitode idoso implica na compreensão do processo de envelhecimento como uma etapa natural e progressiva do desenvolvimento humano, com características peculiares que variam de acordo com fatores culturais, sociais, política, econômicas, biológicos e psicológicos, considerando ainda, que a subjetividade de cada pessoas é dinâmica e, portanto, cada um responde aos estímulos internos ouexternos de maneira individualizada. O envelhecimento, segundo VIEIRA (1996, p. 52), “é o fenômeno do processo de vida que, assim como a infância, a adolescência e a maturidade é marcada por mudanças bio-psico-sociais específicas, associadas à passagem do tempo”.
Entende-se desta forma, que definir o envelhecimento não é uma tarefa simples, principalmente se considerar que a idade não ésimplesmente cronológica, ela pode ser biológica, psicológica ou sociológica. Conforme a Organização das Nações Unidas – ONU, o idoso, nos países desenvolvidos, é a pessoa com idade a partir de 65 anos, quanto aos países em desenvolvimento considera-se idoso aos 60 anos. De acordo com BERGER (1995, n.d.),
O envelhecimento é um processo inevitável, caracterizado por um conjunto complexo de...
tracking img