Historia da guitarra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(João Marcos de Souza)

História da Guitarra


A guitarra estabeleceu-se durante o século 20 como o mais popular instrumento do mundo. Por ser adaptável, portátil, atrativa e versátil, tem sido usada em um ilimitado número de estilos. É um dos mais práticos instrumentos de corda, para se tocar tanto solos quanto ritmo. O som da guitarra pode ser ouvido em todos os países de todos oscontinentes, com uma inigualável diversidade.

Depois de mais de 150 anos, ela mudou radicalmente. De um pequeno instrumento com um som delicado, baixo volume, é agora rica em timbres e dinâmica. Alguns desenhos de guitarra, tem se tornado verdadeiros ícones, e ela tornou-se hoje um elemento essencial para a música. Originada na família dos instrumentos de cordas antigos, as primeiras guitarras,apareceram na Itália e na Espanha durante a Renascenssa, e daí espalhou-se gradativamente pela Europa. A Espanha é o berço da guitarra clássica moderna, que emergiu durante o século 19. Neste período ocorreu também o desenvolvimento das cordas de aço, e o aparecimentos de guitarras flat-top e das archtop na América do Norte. Os modelos elétricos foram lançados em 1930 como resultado de experimentos com aamplificação de instrumentos. Durante o século 20 ocorre a popularização da guitarra em todo o mundo, e que coincide com o desenvolvimento das técnicas de gravação.

Hoje a guitarra é usada em uma grande variedade de formas e estilos de composição, aparecendo desde a música Barroca, passando pelo Jazz, Blues e até o Rock'n Roll. Certos gêneros musicais tem uma associação imediata com aguitarra, em particular o flamenco, o country, o blues, o pop e o rock. Nos últimos 70 anos, a guitarra tornou-se o mais popular instrumento para solos e acompanhamentos, tanto para artistas solos, ou para banda.

No início do século 16, apareceu em um livro uma descrição, que seria para um instrumento chamado vihuela. Os compositores escreviam peças para serem executadas diante da Corte Real e dosmembros da Aristocracia. Neste tempo, em muitos países da Europa, a guitarra era usada por músicos profissionais. Era também tocada como fundo para as apresentações teatrais.













Capítulo 1 – CONHECENDO SUA GUITARRA



No primeiro capítulo desta Apostila, iremos abordar as partes da guitarra uma a uma. Iremos descrever suas funções e passar algumas dicas fundamentais. Abaixopodemos ver uma ilustração de uma guitarra elétrica com as partes que descreveremos.










Corpo Braço
Captadores ou Pick-Ups Headstock ou Mão
Ponte ou Cavalete Tarraxas
Chave seletora de Captador Capotraste ou Pestana
Potenciômetros Escala ou Espelho
Escudo Trastes
Saída ou Output Casas


* Braço

É composto basicamente pelo espelho, onde estão os trastes, as casas e apestana, e o braço, onde estão as tarraxas.


 Mão ou Headstock

É a extremidade do braço. Neste local estão as tarraxas e uma das extremidades das cordas.


 Tarraxas

São as peças localizadas no headstock que servem para afinar as cordas. Elas são seis, sendo uma para cada corda. Conforme você girá-las, a corda ficará mais apertada, o que mudará o seu som. É indispensável que seuinstrumento esteja bem afinado antes de tocar.


 Pestana ou Capotraste

Esta peça não está exatamente na escala, mas sim no local de separação entre o headstock e a escala. Nela ficam apoiadas as cordas, e ela pode ser "substituída" com o uso dos dedos ou de instrumentos apropriados para tal.


 Espelho ou Escala

É a parte da frente do braço, onde estão presos os trastes e onde omúsico toca ao pressionar as casas. É uma parte fina que varia de cor conforme sua guitarra e que possui marcas, geralmente algumas bolinhas brancas, nas casas de número 3, 5, 7, 9, 12 (geralmente duas marcas), 15, 17, 19 e 21. Note que estas algumas dessas marcas podem não estar presentes em algumas guitarras, mas a maioria possui, e istoé algo que ajuda bastante na localização das casas.

...
tracking img