Gases estufa e aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o tema “gases poluentes”, cuja intenção é explicar o efeito estufa, os gases envolvidos, suas fontes e como ocorre esse fenômeno. Além das conseqüências geradas, e o aquecimento global.


EFEITO ESTUFA

1.1 Definição e função
O efeito estufa é um fenômeno natural que serve para manter a temperatura constante possibilitando a vida na Terra. Esse processo impedeque o planeta fique muito gélido à noite e também aquece a Terra de dia.

1.2 Como ocorre
Os raios provenientes do Sol que vem para a Terra são absorvidos diretamente em forma de calor ou são refletidas de volta ao espaço. Porém, os gases naturais da atmosfera, chamados gases estufa, retém parte do calor que voltaria ao espaço na atmosfera. O nome desse fenômeno refere-se ao fato dos gasescriarem uma espécie de telhado, como o de uma estufa normal, deixando a luz do Sol entrar e retendo o calor.


Figura 1: Como ocorre o Efeito estufa
Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html, acessado em 09/06/11

1.3 Gases estufa
Os principais responsáveis pela manutenção do calor na atmosfera são o vapor d'água (H2O), o metano (CH4), o óxido nitroso(N2O), o ozônio (O3), o clorofluorcaboneto (CFCs),o dióxido de carbono (CO2), e monóxido de carbono (CO).


Gráfico 1: Proporção de gases estufa emitidos
:http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio17/17_egee.pdf, acessado em 09/06/11



1.4 Fontes dos gases estufa
A ação do homem contribui para o aumento da emissão de gases estufa sendo produzidos de diversas formas, tanto no campo comona cidade.


Figura 2: Gases estufa, fontes, tempo de vida na atmosfera, contribuição ao efeito estufa e taxa anual de aumento.
Fonte: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio17/17_egee.pdf, acessado em 09/06/11


Gases de estufa Principais causas
Dióxido de Carbono(CO2) Combustão de combustíveis fósseis: petróleo, gás natural, carvão, desmatamento (libertam CO2 quando queimadas oucortadas).
O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente são enviados cerca de 6 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.
Tem um tempo de duração de 50 a 200 anos.
Metano (CH4) Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. É responsável por cerca de 19 % do efeito estufa.
Tem um tempo de duração de 15 anos.
Ácido nítrico (HNO3) Produzido pelacombustão da madeira e de combustíveis fósseis, pela decomposição de fertilizantes químicos e por micróbios. É responsável por cerca de 6% do efeito estufa.
Ozonio (O3) É originado através da poluição dos solos provocada pelas fábricas, refinarias de petróleo e veículos automóveis


Figura 3: Gases estufas e suas causas
http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm acessado dia 09/05/11


Segueabaixo formas de emissão de gases estufa:
• Queima de combustíveis fósseis: ocorre na geração de energia, indústrias e aquecimento doméstico. Os automóveis, por exemplo, emitem monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2). O carbono é o gás que mais contribui para o efeito estufa.
• Indústrias: são responsáveis pela emissão de enxofre, chumbo e outros materiais pesados, e além doaquecimento, podem provocar concentração de oxigênio que ocasiona problemas respiratórios e problemas no sistema nervoso.
• Cultivo de arroz por inundação: com a inundação ocorre ausência de oxigênio, e o carbono do solo proporciona a produção de metano, tendo como origem as raízes mortas de plantas de arroz, as algas e plantas aquáticas na água de inundação, fertilizantes orgânicos e a matériaorgânica presente no solo.
• Pecuária: metano é eliminado através da digestão do alimento pelas bactérias presentes no interior do rúmen, que estão no estômago dos animais, como rebanhos bovinos, de búfalos, cabras e ovelhas. E também através de seus dejetos.
• Uso agrícola dos solos: as queimas de resíduos agrícolas promovem a liberação de metano (CH4) na atmosfera. Já o óxido nitroso (N2O) é...
tracking img