O entender social no desenvolvimento.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Entender Social No Desenvolvimento.

Fábio Martins da Silva
Marcos Tadeu Simões Piacentini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (MAD0124) – Matemática
26/04/2012
RESUMO
Este presente trabalho buscou compreender o desenvolvimento dos seres humanos que foi compreendido através da formação da mente, com objetivo de entendermos a importância de sua história para ascrianças em busca do conhecimento e igualdade, ambos afirmavam que o desenvolvimento ocorria pela interação social, às crianças são capazes de realizar tarefas um tanto além do seu nível de desenvolvimento que são oferecidos por indivíduos mais maduros com estimulo criado pelo homem com relação intrapessoal e interpessoal, a relação entre o biológico e o social é complementar e recíproco, um nãoexiste sem o outro por natureza, e partir de interações sociais compreendendo um ser efetivo, intelectual, motor e principalmente social o desenvolvimento e aprendizagem estão interligadas e ambos possuem sua idéia construtivista na busca do significado das emoções.

Palavras-chave: Interação Social. Formação da Mente. Afetividade

1. INTRODUÇÃO
Autores sócio-históricos como Wallon e Vygotskydefendem que o desenvolvimento humano ocorre na e através da interação social, sendo nesta interação a criança constrói seu conhecimento e a si mesma enquanto sujeita.

A interação social é um componente necessário para que a criança adquira linguagem, a forma como ela interage com o meio social e a qualidade das informações que ela recebe são fatores importantes para o domínio da linguagem.Segundo Vygotsky (1998, p. 117), a linguagem surge como um “meio comum entre a criança e as pessoas em seu ambiente” e, como sua aquisição pode ser um “paradigma para o problema da relação entre aprendizado e desenvolvimento”, seu estudo se mostra fundamental.  
        
Piaget em sua teoria acreditava que a maturação biológica era fundamental para o processo de desenvolvimento cognitivo naorganização e adaptação. Segundo ele, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento, nem como resultado do simples registro de percepções e informações, mas sim das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive. O conhecimento é construído e vai sendo elaborado desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, sejam elesdo mundo físico ou cultural.

2. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MATEMATICA

A matemática através de estudos e pesquisa surgiu como parte da vida diária do homem, na busca pela sobrevivência, assim podemos definir que a persistência da raça humana contribuiu com os conceitos matemáticos. O que fez o homem se diferenciar dos outros animas foi a capacidade de utilizar métodos e utensílios paracontagem, assim podendo conferir guardar com mais precisão a quantidade muito superior as dos outros animais, esse período foi denominado Pré-História.

         Neste período os homens utilizavam os números apenas para contagem, contava ovelhas nos rebanhos ou pessoa em sua tribo, para isso só utilizavam usando os dedos das mãos, podendo contar até cinco elementos, quando os dedos eraminsuficientes, monte de pedras eram usados para representar em números, desta forma era reunido em grupos de cinco, pois os quíntuplos lhe eram familiares por observação da natureza (mãos e pés).

Hoje existe varias formas de ensinar e estimular um ensino eficaz para matemática, os jogos é uma maneira eficaz para desenvolver um raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, acapacidade e criatividade de desenvolver problemas, pensando como educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação dos nossos futuros alunos desenvolvendo autoconfiança, atenção, senso cooperativo, raciocínio lógico, estimulando a socialização e aumento de confiança do individuo.

“Os métodos de educação das crianças exigem que se forneça a elas um material conveniente, a fim...
tracking img