O ensino e o conhecimento da arte para o homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O ser humano cria a sociedade ao mesmo tempo em que esta o cria! O homem recebe, durante toda a sua vida, a influência dos agentes externos de natureza física e social. Estes por sua vez, atuam sobre o seu organismo e sobre o seu espírito, estimulando suas capacidades e aptidões, promovendo o seu desenvolvimento físico e mental. Das influências que o homem recebe do mundo exterior,as mais amplas e profundas são, sem dúvida, as de natureza social. Diante destes fatos, o homem é um ser eminentemente social, de modo que cabe à sociedade um papel decisivo no processo de sua formação.

Independentemente de sua natureza social, o homem não se reduz, porém, a um simples produto da sociedade. Porque, não é a sociabilidade que lhe comunica a humanidade, embora esta necessite,para realizar-se integralmente, da vida em sociedade. Apesar dessa dependência do meio social, existe no ser humano alguma coisa de característico e irredutível. Há na personalidade humana um núcleo que não é modelado pela sociedade. Este núcleo constitui o elemento original e livre do pensamento humano. É graças a este elemento (núcleo) que o homem busca o saber, conhece, progride, cria, ‘Arte”,transformando o meio em que vive. Desta maneira, podemos proclamar que, o ser humano é, ao mesmo tempo, um ser individual, social e pessoal. A natureza, a sociedade , colocaram cada qual no seu âmbito de ação, para formar a sua realidade total.

Diante desses caracteres do composto humano, é que resulta a complexibilidade do seu processo educativo.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a simesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. (FREIRE, 1987 p. 68)

Esta relação homem e sociedade é o fenômeno da educação. Educação é portanto uma prática da vida humana. Este encontro acontece, desde os primeiros tempos, em todos os grupos sociais, independente do momento histórico. A educação é uma maneira pela qual a humanidade se constrói, isto é, onde a educação vaiinvadindo o mundo, transformando-o pela cultura e o homem vai se fazendo homem. Porém, a educação, enquanto “ensino formal sistematizado”, se faz tardiamente na história. Somente a partir do século XIX que surge, mais solidificado, os “sistemas de ensino”, propriamente dito.
Hoje, no Brasil, depois de vários anos de ensino, vê-se nas escolas um sistema de “decorebas”, onde considera-se comoensino a transmissão de conteúdos prontos e acabados, a semelhança dos programas “enlatados da televisão”. A instituição de ensino, chamada escola e não uma empresa educacional, não pode mais ser considerada como uma simples máquina de alfabetização (um local de aprendizagem de senso comum - “decorebas”) e muito menos de trampolim de vestibular. Sua função não deve restringir-se à modesta tarefa deensinar a ler, escrever, contar, decorar, fichar...

O problema da escola, no panorama complexo da vida social moderna, é mais amplo e profundo, pois deve ser um ensino de pensamento crítico, voltado a formação ética e ao desenvolvimento da autonomia intelectual, necessários ao exercício da cidadania. Suas responsabilidades atuais são bem maiores, pois o estabelecimento de ensino além deinstrumento físico, intelectual e moral, cabe-lhe a missão de promover a integração harmoniosa do educando no seio da comunidade, fornecendo-lhes todos os elementos para que se possa tornar fator de progresso individual e social (provocando uma ruptura entre o saber crítico e o de senso comum).
Aqui, talvez, seria o pior momento, o mais difícil de ser trabalhado. O mundo de hoje, preso no caosmoderno, interroga esta ação, muito preocupado proclamando: ‘mas como tornaremos tal atitude concreta?’

A nova Lei de Diretrizes e Bases, traz a possibilidade do ensino de artes no ensino médio. Várias questões se colocam com esta abertura: como, quem, porque, para que? Não é este o problema enfocado neste trabalho, porém, a partir da experiência de estágio em arte, nas escolas, buscamos uma...
tracking img