O ensino de saude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AO ENSINO DA SAÚDE PUBLICA NO BRASIL-
CONTEXTO HISTORICO
O INICIO DO ENSINO DE SAUDE NO BRASIL
Foi em 1922, os serviços estaduais de saúde pública passaram a desenvolver atividades inovadoras em decorrência da atuação de GERALDO HORÁCIO DE PAULA SOUZA, Diretor do Instituto de Higiene da Faculdade de Medicina de São Paulo. Isto porque, naquela mesma época, tornou-se ele também responsável pelaDireção Geral do Serviço de Saúde Pública do Estado. Por esta razão, passou a empenhar-se no estudo da organização do órgão que dirigia para, em 1925, propor a uma mudança global dessa repartição estadual.
Inicialmente sua tese era assim resumidas: a desinfecção terminal, símbolo de antiquada tendência, deveria desaparecer com todo o seu obsoleto material, por desnecessária e por não sefundamentar em nenhuma medida científica; a ação sanitária local deveria realizar-se mediante um único órgão local de saúde pública, o centro de saúde, criado pela primeira vez no Brasil e na América Latina; este não deveria ser visto como um órgão estático à espera apenas de doentes ou de suspeitos interessados em procurá-lo. Esperava-se que sua ação fosse dinâmica, indo a procura de todos os membros dacoletividade, fossem sãos, suspeitos ou doentes; a política sanitária, tão a gosto dos antigos dirigentes de saúde pública, deveria ser colocada em situação secundária, sendo utilizada como medicação excepcional. A população deveria assimilar os preceitos necessários de higiene individual através da educação sanitária.
Logo após a reforma do Código Sanitário, pelo Decreto 3.876, de 11 de julho de1925, aprovado e submetido à modificação pela Lei 2121, de 30 de dezembro desse mesmo ano, que deu origem a um auxiliar, de nível médio, explícito nas referidas formulações. Entre outras inovações, propôs a criação da Inspetoria de Educação Sanitária e de Centros de Saúde e a inclusão de Curso de Educação Sanitária no Instituto de Higiene da Faculdade de Medicina de São Paulo.
O PRIMEIRO CURSOHABILITADO DE SAÚDE PÚBLICA
Como consta no artigo da Lei 2121, o curso, de nível médio, dirigia-se a professores primários, regentes de classe. O objetivo expresso era ministrar conhecimentos teóricos e práticos de higiene para que estes professores os introduzissem, posteriormente, nos recém-criados Centros de Saúde e em escolas públicas, a partir de uma proposta eminentemente profilática.O ensino do primeiro curso Habilitado de Saúde Publica é mantida nove disciplinas:
1) Noções de Bacteriologia aplicada à Higiene;
2) Noções de Parasitologia e Entomologia aplicada à Higiene;
3) Noções de Estatística Vital e de Epidemiologia;
4) Higiene Pessoal, Nutrição e Dietética;
5) Higiene Infantil;
6) Higiene Mental, Social e do Trabalho;
7) Higiene Municipal e das Habitações;
8)Ética, Educação e Administração Sanitária;
9) Princípios e Processos de Enfermagem em Saúde Pública.
A PRIMEIRA ESCOLA DE HIGIENE E SAUDE PUBLICA NO BRASIL
Em 1931, o Instituto de Higiene transformou-se na Escola de Higiene e Saúde Pública. ARTHUR NEIVA, decidiu realizar importantes reformas em alguns dos departamentos sujeitos àquela Secretaria, entre os quais se encontravam o Serviço Sanitário,oEnsino Normal, o Instituto Butantan e o Instituto de Higiene. O Decreto 4.917, de 03 de março de 1931, transformou a Secretaria do Estado do Interior em Secretaria do Estado de Educação e Saúde Pública.
REGULAMENTAÇÃO DO CURSO
Em 1934, o Decreto 6321 de 28 de fevereiro de 1934, assinado por ARMANDO DE SALLES OLIVEIRA, passou a estabelecer novo regulamento para o curso de educador sanitáriopor se considerar que a experiência sugeria já algumas modificações em seu currículo. Em termos da proposta anterior, cancelara-se a Entomologia, transformando-se o ítem 5 de "Higiene Infantil" em "Higiene Infantil, Pré-escolar e Escolar" e o ítem 7 de "Higiene Municipal e das Habitações" para "Higiene Urbana, Rural e das Habitações". O curso continuava se destinando apenas a candidatos com...
tracking img