O empresariado, a filantropia e a questao social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O EMPRESARIADO, A FILANTROPIA E A QUESTAO SOCIAL
(Elizabeth de Melo Rico)

O texto de Elizabeth de Melo Rico demonstra que a filantropia empresarial é um setor em crescimento e querepresenta algo novo, não só no cenário organizacional, mas também no cenário da sociedade brasileira. Esse “algo novo” caracteriza-se pela Gerência Social das entidades sociais, que vem ocorrendonos últimos anos, causando uma inovação.
Para compreender o significado de filantropia empresarial, é preciso entender a sua inserção no chamado Terceiro Setor e sua ação na áreapública, com recursos privados. É importante fazer algumas considerações sobre o terceiro setor. Laster Salomon considera que este é composto por organizações: - que não integram o aparelho governamental; -que não distribuem lucros a acionistas ou investidores, nem têm tal finalidade; - que se autogerenciam e gozam de alto grau de autonomia interna; e - que envolvem um nível significativo de participaçãovoluntária.
Percebemos que a expansão das atividades associativas civis, em especial a partir dos anos 70, é uma resposta contundente ao fato de que o mercado e o governo nãoconseguem, dar conta do enfrentamento de uma série de questões que vão desde problemas ecológicos aos direitos de minorias, ao desemprego, aos sem-terra, aos aposentados, etc.
A empresa cidadãatua nos espaços do mercado e do Estado, propondo-se a colaborar com este no que se refere à implementação de políticas e programas sociais. Reconhece a incapacidade atual do Estado em enfrentarsozinho os problemas sociais, mas entende que a responsabilidade pela Gestão de Políticas e Programas de erradicação da pobreza é sem dúvida sua competência (do Estado).
No patamar daGlobalização e internacionalização de capitais tem havido uma novidade na relação entre Estado e Mercado e destes dois com a Sociedade Civil. Dentro desse quesito, a questão social ganha maior...
tracking img