O egito ontem e hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Egito de Ontem e de Hoje
O Egito
De Ontem e de Hoje

O Egito uma das primeiras civilizações do mundo foi lá no norte da África que o homem organizou-se e formou uma civilização com uma língua, cultura e religião, essa ultima dominava a vida egípcia, esse Egito de que falo e o Egito antigo, ao longo dos séculos muita coisa mudou.
Outro aspecto que chama a atenção dos dias atuais são aspirâmides essas que foram construídas no período do império egípcio e lá guardavam as múmias de grandes faraós, esses que eram os lideres e chefes religiosos
Possuíam poderes absolutos na sociedade, decidindo sobre a vida política, religiosa, econômica e militar. Como a transmissão de poder no Egito era hereditária, o faraó não era escolhido através de voto, mas sim por ter sido filho de outro faraó.Desta forma, muitas dinastias perduraram centenas de anos no poder, um dos famosos faraós são Tutmés I, Tutmés III eRansés II – buscou estabelecer relações pacíficas com os hititas, conseguindo fazer o reino egípcio obter grande desenvolvimento e prosperidade e outro - Tutankamon – o faraó menino, governou o Egito de 10 a 19 anos de idade, quando morreu, provavelmente assassinado. A pirâmide destefaraó foi encontrada por arqueólogos em 1922. Dentro dela foram encontrados, além do sarcófago e da múmia, tesouros impressionantes.
O Egito teve altos e baixos momentos econômicos e de poder político e militar, mas uma coisa não pode ser deixada de lado o seu rio o famoso Nilo, como Heródoto falou o Nilo e a dádiva do Egito. Após períodos de glorias começam os períodos de domínio primeiro porAlexandre o grande que e bem recebido pelos egípcios, pois pensavam que estavam saindo do domínio dos persas e eles viam na figura de Alexandre sendo o liberador do domínio persa, foi no Egito que se construiu uma das Alexandria e a biblioteca mais famosa da antiguidade a biblioteca de Alexandria.
A cultura dos invasores respeitam a cultura egípcia para ter a lealdade do povo, mas isso foiinterrompido após a queda de Alexandre o grande, no 30 a.C o império romano em sua expansão agrega o Egito que se torna uma das suas províncias, Alexandria se torna uma forte rota do comercio do oriente, o Egito se torna uma grande fonte religiosa, e o cristianismo se difunde lá tambem, aos poucos a cultura paga egípcia vai perdendo força e o cristianismo vai ganhando força ainda mais com a conversão doimperador romano para o cristianismo no anos de 395 o Império Romano dividiu-se em duas partes, ficando o Egito inserido no Império Romano do Oriente.
O domínio islâmico ocorre com a conquista do Egito pelos árabes isso ocorre pela morte do profeta Maomé os seus seguidores começam invadir e a levar a palavra de Maomé ao mundo, em 642 o Egito e invadido.
E ao longo dos séculos seguintes apopulação que habitava o Egito acabaria por se converter ao islã e por adotar como língua o árabe. Para a arabizarão do Egito contribuiu a instalação no território de tribos oriundas da Península Arábica.
O Egito tornou-se uma província do califado omíada até 750, ano em que este foi derrubado e substituído pelo califado abássida. Os abássidas transferiram a capital do califado de Damasco para Bagdade,tendo o seu poder entrado em decadência em meados do século IX[->0], o que permitiu a ascensão de dinastias locais em várias partes do império.
O Egito começa enfraquecer após a descoberta das Américas e da nova rota para o oriente surge como a grande fonte de riquezas, a França e a Inglaterra surgem como grandes potências e buscam controlar o mundo se rivalizam Napoleão busca Em 1798 invadir o paíspara tentar abalar o comércio inglês na região.
Napoleão[->1] fugiu do Egito para a França em 1799, deixando para trás um exército de ocupação. Este exército seria expulso pelos otomanos e pelos ingleses em 1801, terminando a rápida ocupação francesa. O Egito conhece um período de desordem que acaba em 1805 quando um soldado albanês de nome Mehemet Ali toma o poder. Esse se torna dono do...
tracking img