O efeito do emprego materno e dos cuidados alternativos sobre a ligação afetiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O efeito do emprego materno e dos cuidados alternativos sobre a ligação afetiva
Como o adulto com qual a primeira ligação afetiva e formada. A conclusão de que a separação da mãe, durante osprimeiros meses de vida terá sérios efeitos sobre o desenvolvimento das ligações afetivas da criança. Mas, ao que parece em geral isso não é verdade. A razão mais, comum para a mãe separa-se do filho éo trabalho.
Qual é o efeito de tal separação sobre a criança? Qual é o papel dos diferentes tipos de cuidados alternativos?
As pesquisas permitem algumas respostas possíveis trabalhar ou nãotrabalhar que importa para o bem estar da criança mais, sem o tipo de cuidado substitutivos que lhes são dispensados. A criança parece capaz de formar uma ligação afetiva com as famílias natural e comoutra pessoa que cuida dela, mas as saúde mental e emocional será melhor quando não há uma serie de mudanças em relação á pessoa que cuida dela.
O cuidado substitutivo grupal, no qual hádiversas pessoas cuidando da criança não dilui a ligação afetiva com a mãe. Os resultados indicam que os bebês criados em casa não se mostram aos 30 meses mais ligados a suas mães do que aquelas quefreqüentavam as creches.
As mães que proporcionavam uma estimulação rica e afetuosa em casa tinham filhos que eram seguramente ligados a elas. Os sujeitos que freqüentavam a creche até que estivesse operíodo de desenvolvimento das ligações afetivas múltiplas; portanto esses á podiam ter estabelecido uma firme ligação afetiva com a mãe ates de entrarem na creche.
Há algumas evidências,provenientes de outros tipos de pesquisa, de que o momento da separação durante o primeiro ano é importante. As crianças que são hospitalizadas para cirurgia, durante o primeiro ao de vida, mostram muitatensão e depressão se a separação ocorre por volta dos 7 meses, enquanto que bebês menores tem pouca dificuldade, o que sugere a possibilidade de que a separação no período de ligação afetiva difusa...
tracking img