O dono do processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Pesquisa

Tema: Gestão por Processos

Tema: O Processo e seu dono

Problema: Quem é o responsável pelo Processo de Manutenção da escavadeira numa empresa de Mineração?

Hipótese: Todos que trabalham na empresa, mas o processo está primeiramente sob a responsabilidade do Técnico de Manutenção.

Justificativa:
Incentivar novas formas de “olhar” a empresa. Porque simplesmentecolocar as pessoas em uma equipe não as transforma em realizadores de processo. Elas precisam aprender a pensar diferente. Elas precisam compreender não apenas a tarefa, mas também o processo.
Elas precisam focar nos objetivos e resultados finais, em vez de suas atividades individuais.
Trata-se de uma profunda mudança de mentalidade.

Objetivo Geral:
Explicar o que é o processo e quem é o seuresponsável, demonstrando o verdadeiro significado e natureza do conceito e da expressão: quem é o dono do processo.

Objetivos Específicos:
- Entender o significado da palavra Processo.
- Desenterrar e reconhecer sob camadas de uma estrutura organizacional, seus processos.
- Mensurar os processos.
- Melhoria dos processos.
- Implantação da Gestão por Processos.

Metodologia: Pesquisabibliográfica

Referencial Teórico:
Dono de processo é uma expressão que a maioria das pessoas já devem ter ouvido e talvez até usado. Tornou-se uma expressão muito popular hoje em dia, quase tão popular quanto a palavra reengenharia. E, como na reengenharia, o dono de processo tem experimentado a infeliz tendência de ser mal utilizado.
O objetivo deste projeto é determinar qual overdadeiro significado e natureza deste conceito e da expressão, determinando como o papel do dono de processo deve ser preenchido em empresas modernas. Contudo, ao realizar esse estudo, percebi que a questão mais importante não é descobrir como preencher esse papel, e sim, uma questão mais ampla: como criar uma empresa centrada em processos e, nesse contexto, onde se encaixa o dono de processo.Uma empresa centrada em processos tem resultados muito diferentes e certamente mais positivos. Antes de abordar essa ideia, precisamos entender o significado da palavra processo. Thomas Davenport (1994) propõe aquela que considero como ótima definição de processo:
“É uma ordenação específica das atividades de trabalho, no tempo e no espaço, com um começo, um fim e inputs e outputs claramenteidentificados.”
Vejamos um exemplo de processo:
- Atendimento de pedidos. Compreende um número amplo de atividades e tarefas, tais como:
✓ Recepção do pedido
✓ Entrada no computador
✓ Verificação
✓ Validação
✓ Alocação de inventário
✓ Planejamento de manufatura
✓ Retirada do estoque
✓ Empacotamento
✓ Programação de entregas
✓ DespachoVários passos diferentes. A questão é: qual desses passos cria valor para o cliente? A resposta evidentemente é: nenhum deles isoladamente. O despacho, por exemplo, não realiza nada a menos que trabalhe com base em todos os resultados dos passos anteriores. Somente quando todos os passos são agrupados em um processo coerente o trabalho é realizado.
Em uma empresa tradicional, cada umdesses passos é realizado por um departamento diferente. A entrada do pedido é provavelmente feita pela administração de vendas, a alocação de inventário é feita pelo armazém e o planejamento de tráfego é feito pela logística. Poucos ou ninguém tem uma compreensão total do processo nem responsabilidade completa por ele. Cada um é se considera responsável por sua parte. Raramente sabem qual é o custode atender um pedido, quanto tempo demora em atender um pedido. As pessoas sabem dizer quanto custa ou demora em executar as tarefas individuais, mas não o processo todo. Porque o processo não casa com a estrutura organizacional, ele interpenetra a estrutura.
Segundo Hammer (1998), somente ao integrar o trabalho de muitos departamentos diferentes e de alguma forma integrar tudo é que o...
tracking img