O dominio do discurso argumentativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 O domínio do discurso argumentativo – a procura de adesão do auditório

• O que se entende por argumentação e discurso retórico?
• Será a argumentação demonstrativa?
• Sobre que elementos se centra o discurso argumentativo?

Introdução:

Argumentar é uma prática bastante comum na vida quotidiana, que está presente sempre que, ao comunicarmos com outras pessoas, procuramosdefender os pontos de vista e opiniões que perfilhamos, tendo em vista persuadir os outros da justeza das nossas posições.
Já o discurso que produzimos, quando argumentamos, tem características muito diferentes das do discurso lógico-demonstrativo, que foi possível analisar aquando a abordagem ao problema da validade lógica dos argumentos dedutivos.

1. Distinga | Compare argumentação edemonstração:

Este (O discurso lógico-demonstrativo, que) tem lugar, frequentemente, no âmbito das diferentes disciplinas científicas, exactas ou lógico-dedutivas, estando presentes no seu campo de aplicação ciências como a matemática, a física e a informática, ocorrendo deste modo, em contexto científico. Assim sendo, a relação deste discurso com o contexto vai ser descontextualizada, uma vez queé neutra (não nos leva a tomar partido) e universal (pode ser usada por qualquer pessoa e em qualquer lugar), visto que se os resultados surgem mecanicamente não é necessário um contexto especifico para o exercer.
Caracteriza-se pelo recurso a processos dedutivo-demonstrativos e pela utilização de uma linguagem rigorosa e precisa, de sentido unívoco, desprovida de qualquer ambiguidade(linguagem simbólica). Deste modo, a relação com o auditório, que se pressupõe ser anónimo e universal, ultrapassa qualquer subjectividade ou interesse individual, pois vale por si mesmo não dependendo da aprovação do auditório e, portanto, não carece de defesa, uma vez que gera consensos imediatos, isto é, é impessoal e puramente racional.
Supõe um tipo de racionalidade onde impera o rigor e onde nãohá lugar para a discussão controvérsia, sendo que o ponto de partida da demonstração assenta em proposições indiscutíveis. Assim, uma vez admitidas as premissas e estabelecidas correctas implicações lógicas, as conclusões impõem-se como necessárias e universais: é do domínio do constringente.
A demonstração opta, ainda, por um tipo de lógica bivalente, associada à lógica formal, onde imperamapenas dois valores de verdade – falsidade e ou verdade -, os quais evidenciam mais uma vez o rigor desta.
Quanto ao discurso argumentativo, ele ocorre quando os assuntos abordados são controversos e suscitam polémica, nomeadamente questões de natureza jurídica, ética ou política que se enquadram nas ciências sociais que a argumentação tem como campo de aplicação (filosofia,sociologia,direito, etc.), uma vez que estas não podem ser decididas na base de uma conclusão que a todos se impõem sem qualquer margem para discussão.
Neste tipo de discurso, os argumentos utilizados podem ser indutivos ou por analogia, pois são constituídos por premissas que, muitas vezes, são elas próprias discutíveis e não implicam necessariamente a conclusão, apenas a suportam e sugerem. Assim, visto que oponto de partida da argumentação se baseia em proposições subjectivas e discutíveis, a conclusão não se impõem com carácter de necessidade lógica nem de universalidade, pois as proposições são dotadas de múltiplos valores de verdade (flexibilidade), já que se recorre a uma linguagem corrente/ comum (natural) e, por isso, imprecisa e ambígua, que muitas vezes pode conduzir ao equívoco ou apossíveis falácia (lógica informal). Reconhece-se, então, que a ausência de verdade, no sentido absoluto do termo, não leva necessariamente ao domínio do arbitrário, mas é possível atingir o verosímil e o preferível; reconhece-se ainda que este tipo de discurso é afinal muito mais abrangente do que e supunha.
Em suma, a argumentação vai sempre estar contextualizada (relação com o contexto) e visar...
tracking img