O diabo veste prada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES SOBRE O MODELO DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO NO SÉCULO XX


Prof. João Felippe Cury M. Mathias*


INTRODUÇÃO


Tem-se acompanhado nos últimos anos um movimento de intensas transformações da economia brasileira, particularmente nos anos 90. Tem sido um movimento constante e profundo que diz respeito, no final das contas, à tentativa de inauguração de novo modelo dedesenvolvimento no país. Trata-se da substituição do antigo modelo histórico de desenvolvimento baseado na substituição de importações, pela tentativa de implementação de novo modelo baseado na abertura comercial e financeira do país, nos moldes do Consenso de Washington.
Por que houve uma mudança do modelo de desenvolvimento histórico do país? Para responder-se a essa questão, é precisolembrar o antigo modelo em suas nuanças, apresentando seu apogeu (nos anos 70) com o “Milagre Econômico Brasileiro” e sua crise, com a década perdida (anos 80).
Este trabalho enfatiza o período do Plano de Metas até os anos recentes, tentando identificar, durante o período, as principais características do antigo e do "novo" modelo de industrialização.
Para atingir esse objetivo, otrabalho é dividido em três seções. Na primeira seção, será apresentado o modelo de desenvolvimento brasileiro. Nesta seção, serão analisados o período do “Milagre Econômico Brasileiro”, o apogeu do modelo de desenvolvimento histórico anterior e, por último, a crise do petróleo, sendo explicitada, de maneira forte, a vulnerabilidade externa do país. Também será apresentado o II PND como forma de manteros elevados níveis de crescimento observados no período anterior e também completar o parque industrial brasileiro. A segunda seção será dedicada à análise da "Década Perdida", passando pela crise da dívida externa, um dos maiores expoentes da vulnerabilidade externa brasileira. Nesta mesma seção, serão mostrados o agravamento do problema inflacionário e os sucessivos e fracassados planos deestabilização, bem como a crise do Estado e a conseqüente deterioração do modelo histórico de desenvolvimento até então vigente, dado que, além dos capitais externos, o Estado era peça chave na sustentação deste modelo. A última seção será dedicada à analise do período recente, no qual foi inaugurado novo modelo de desenvolvimento no país, baseado nas idéias do Consenso de Washington, na aberturaexterna e desregulamentação da economia, entre outros.

1. O PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO1

1.1 Características

Sem dúvida, o período de maior e continuado crescimento da economia brasileira compreende os cinqüenta anos que vão de 1930 a 1980. É nesse período que vigora o padrão de desenvolvimento baseado na substituição das importações, tanto no Brasil como em muitospaíses latino-americanos.
Os dados são incontestáveis. Esse padrão de desenvolvimento levou o Brasil a, no final dos anos 70, montar um parque industrial diversificado, completando a sua indústria nos moldes da segunda revolução industrial. Diante do sucesso, à primeira vista, pode-se questionar como surgiu um padrão de desenvolvimento tão bem-sucedido em relação à industrialização. Osurpreendente é a evidência de que foi uma imposição de um fato que levou ao modelo de substituição, a saber, a escassez crônica de divisas.
Prebisch (1964) descreve muito bem essa questão. Antes da Crise de 29, diz o autor, era típico o desenvolvimento para fora dos países latino-americanos quando as economias eram impulsionadas pelas exportações. Segundo o autor, a grande depressão mundial marcou ofim dessa forma de desenvolvimento, e as disparidades tornaram-se mais sérias e persistentes, com graves efeitos no intercâmbio internacional e na sua relação de preços. Desde então, diz Prebisch (1964: 86), iniciou-se o desenvolvimento para dentro:

“Ante a possibilidade de manter o ritmo anterior de crescimento das exportações tradicionais, ou de o acelerar, impõe-se então a...
tracking img