O despertar de rita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Disciplina: Psicologia e Educação - 9º período/ Noite
Aluna: Nayara Caroline Araújo Felício

Relatório do filme: O Despertar de Rita

Ofilme conta a história de uma mulher, casada (com um homem machista e ignorante), vinda de uma família pobre, baixo nível socioeconômico e que trabalha como cabeleireira. Seu marido também tinha poucoestudo, mas não se importava com isso, ao contrário de Susan (até então), sua esposa. Percebe-se no filme, que Susan não possuía nenhum capital cultural, pelas suas vestimentas desvalorizadas eestranhas, por seu vocabulário xulo, pelo seu comportamento, entre outras características. Em certo momento, ela decide estudar e procura o professor. Interessada a mudar de vida e ter um futuro melhor,Susan então passou a comprar livros de autores desconhecidos, com vocabulário pobre, sem conteúdo intelectual, e foi quando ela leu sobre Rita. Daí ela assumiu-se a personagem de Rita.
Mesmo contrao marido, resolveu tentar uma vaga na universidade, onde conseguiu e teve Frank como orientador. Um professor estranho, alcoólatra, ao qual Rita percebeu, assim como certa distancia também que elemantinha dela, devido ao seu “jeito” e as perguntas “nada a ver” que ela fazia, como por exemplo, sobre a vida particular. Mas com o tempo, eles foram se aproximando, ele foi a instruindo, passou acorrigir seus trabalhos, indicava livros. Rita começou a freqüentar teatros e assistir as peças com muita atenção, e tirava suas próprias conclusões culturais e intelectuais obtendo assim, conhecimentosmais profundos, seus vocabulário e comportamento começaram a mudar.
Ela já havia aprendido a buscar seus conhecimentos através das suas próprias experiências. Certo dia, o professor a convidoupara uma festa onde haveria pessoas como ele, e ela não quis aceitar de imediato o convite pois não se sentia pronta para conviver no meio de pessoas cultas como o professor. Ela disse que não...
tracking img