O desenvolvimento industrial e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E O MEIO AMBIENTE


Desde os primórdios buscamos na natureza nossa alimentação e as bases para nosso desenvolvimento.

Há milênios aprendemos a manipular elementos naturais e a transformar recursos e minérios em outros elementos.

Assim, aos poucos foi surgindo a produção em massa e com isso a indústria.

O processo de industrialização passou por váriosmomentos críticos e causou os mais variados impactos em nosso planeta.



Nos dias atuais os efeitos do impacto ambiental causado pela indústria tiram o sono de ONG’s, ativistas e defensores do meio ambiente. Além do impacto social e econômico, o impacto mais preocupante é o ambiental. Porém quaisquer dos três impactos trazem aspectos negativos sendo difícil eleger qual deles é o mais grave. Aoanalisar os mais recentes fenômenos naturais especialistas garantem que a crescente industrialização degrada significativamente a natureza a ponto de já podermos projetar um futuro em que ela não consiga mais se regenerar.

Graças ao apetite voraz das empresas em produzir cada vez mais se constata o desmatamento de áreas imensas todo dia, retiramos minérios do solo, alteramos o curso de rios,predamos animais (alguns à beira da extinção), despejamos toneladas de fumaça tóxica na atmosfera e, sem meias palavras, não sabemos o que fazer com nosso lixo. Enfim, retiramos séculos e até milênios de ação natural do meio ambiente em segundos. Seguindo esse ritmo poderemos traçar o destino do planeta em questão de tempo.

Apelos incessantes de ambientalistas e defensores do meio ambienteparecem ser ignorados pela vasta maioria da população. A mesma população que busca a inclusão na sociedade através do consumo.

Sendo assim o modelo econômico impacta diretamente no problema. A maioria da população economicamente ativa escolheu o capitalismo como seu sistema econômico. Especialistas apontam essa escolha como mais um agravante para o problema já que o sistema se baseia no consumo.Até o impressionante sucesso da raça humana causa preocupações. Segundo a UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), em 2010 somamos 6,908 bilhões de pessoas, que direta ou indiretamente consomem produtos e serviços. A equação explorar + produzir + consumir se torna ainda mais perigosa à medida que cresce a população mundial.

Expectativas apontam para 9 bilhões de habitantes no planeta em 2050.A lógica é simples, de um lado está a empresa que explora a natureza em busca de matéria prima para produzir e vender cada vez mais. De outro está o consumidor final, plenamente de acordo com o modelo econômico. Mas nem tudo é tão perfeito assim. Muitos consumidores poderiam discordar do sistema e até boicotar produtos produzidos de forma “duvidosa” caso soubessem de todos os fatores que estãoenvolvidos no processo.

O baixo custo de produtos produzidos do outro lado do mundo, em relação ao Brasil, nos leva a questionar a origem da matéria prima, a qualidade do processo e principalmente, as condições da mão de obra. As maiores grifes dos EUA e Europa utilizam oficinas clandestinas na China para abastecer suas prateleiras a baixo custo de produção. Fiscais do Ministério do Trabalho eagentes do Ibama atuam junto a empresas madeireiras em Mato Grosso e Amazonas para devolver a suas famílias crianças em idade escolar trabalhando sequeladas e longe da escola num claro desrespeito à CLT e leis trabalhistas. Sem escolaridade e meios de subsistência algumas voltam a outros postos de trabalho nas mesmas condições. Essa situação se repete em vários setores produtivos ao redor domundo.



Estes são problemas sociais causados pela indústria que também se refletem no meio ambiente já que trabalhadores semi escravizados no processo de produção moram muitas vezes em regime de miséria, sem saneamento básico (água, esgoto), infraestrutura e expostos a doenças .



Impossível tratar do aspecto econômico da industrialização sem tecer a teia política na qual se envolvem as...
tracking img