O desenvolvimento da linguagem oral - uma proposta de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LETRAS - PORTUGUÊS/ESPANHOL











O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL:
UMA PROPOSTA DE TRABALHO




JULIANA CARLA CENCI
NEIDI MARA JANKE
SIRLEI STOLL ZAMBON















CONCÓRDIA-SC

MAIO, 2003
JULIANA CARLA CENCI
NEIDI MARA JANKE
SIRLEI STOLL ZAMBONO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL:

UMA PROPOSTA DE TRABALHO

















Projeto apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras - Português/Espanhol da Universidade do Contestado, para obtenção de conceito na disciplina, sob orientação dos professores Nádia Nardi, e Raquel Poletto e Solange Zotti.CONCÓRDIA, SC
MAIO, 2003











SUMÁRIO





APRESENTAÇÃO DO TEMA 3
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 5
JUSTIFICATIVA 6
OBJETIVOS 7
REVISÃO DE LITERATURA 8
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 17
RECURSOS 29
CRONOGRAMA 30
REFERÊNCIAS 31
ANEXO – DIAGNÓSTICO DOS ALUNOS 33


















APRESENTAÇÃO DO TEMA





Aprender uma nova língua proporciona benefíciosimensos e, na nossa sociedade globalizada, vem se tornando indispensável, pois na medida da difusão dessa globalização, cresce e torna-se imprescindível ampliar o poder de comunicação das pessoas.
Conforme Bakhtin (apud GERALDI, 1998), “o sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros, sendo que sua consciência e seu conhecimento do mundo resultam como produto sempreinacabado deste processo, no qual o sujeito internaliza a linguagem e constitui-se como ser social”.
É prioridade buscar alternativas que proporcionem a democratização do ensino de uma língua estrangeira. A própria LDB contempla que é direito de todo cidadão aprender uma língua estrangeira, juntamente com a língua materna, na sua formação educacional.
Nós, enquanto professoras, temos comoobjetivo desenvolver o entusiasmo pela língua e pelo processo ensino-aprendizagem, bem como a construção de indivíduos críticos e atuantes, dotados de consciência e firmes na defesa de seus conceitos, sua visão de mundo e sociedade.
Por entendermos que o estudo da língua estrangeira deve ampliar o universo do aluno e que, para tal, ele precisará desenvolver interesse pela aprendizagem dalíngua, procuramos elaborar um projeto em forma de oficina que tem como proposta oferecer esclarecimentos às questões mais relevantes na vida escolar dos alunos de língua estrangeira.
Pretendemos mostrar de modo simplificado que é possível fazer com que a língua espanhola venha a ser usada pelos educandos, e para isso temos a convicção de que é preciso, ao menos num primeiro momento, nãopriorizar o estudo excessivo da gramática descontextualizada. Por isso objetivamos enfocar a conversação a fim de que se possa alcançar as quatro habilidades lingüísticas: escrever, ler, falar e ouvir.

Assim, este projeto deverá contribuir para a aquisição de uma nova língua a espanhola, basicamente de duas formas: proporcionando a oportunidade de contato com ela e mostrando que aprender umalíngua estrangeira não é tão difícil quanto pode parecer.



























DEFINIÇÃO DO PROBLEMA










Pelo contato restrito e relativamente necessário que a maioria dos alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio têm com a língua espanhola, seu relacionamento com a mesma é um tanto frio, ou seja, os alunos acabam por não alcançar umaintimidade com a língua no que diz respeito à pronúncia, aquisição de vocabulário, necessidade e sua importância. Assim, perdem o interesse pelas aulas e estas se tornam monótonas e desmotivadoras, tanto para os alunos como para os professores, que acabam por deixar, inclusive, de valorizar conteúdos significativamente válidos à formação dos estudantes da língua.
Assim, para que o ensino da...
tracking img