O desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO










FRANCISCA GERUZA GADELHA







O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


















Fortaleza
2011
FRANCISCA GERUZA GADELHA














O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará como requisito do Curso de Especialização lato sensu Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado para obtenção do título de especialista em atendimento educacional especializado.


Orientadora: Profa. Dra. Marlene Nunes DamacenoFortaleza
2011
FRANCISCA GERUZA GADELHA














O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Este exemplar corresponde à redação final aprovada do Trabalho de Conclusão de Curso de FRANCISCA GERUZA GADELHA.










Data da aprovação: ___/09/2011Assinatura:___________________________________________

Orientadora: Profa. Dra Marlene Nunes Damaceno



Dedicatória (opcional)



Dedico esse trabalho a meus netos Anderson, pelas contribuições dadas no lidar com a máquina, sem as quais eu não teria conseguido acompanhar a dinâmica do curso e a João Victor, pois através de seu nascimento pude compreender melhor a a Graça das mães defilhos com deficiência .










Agradecimentos (opcional)



Agradeço a Deus por ter proporcionado a oportunidade de fazer o presente curso e à Maria Luiza de Lima por ter a disponibilidade de abrir particularidades de sua vida e relacionamento com a família para que fosse possível a realização do presente trabalho e particularmente por confiar em minha ação pedagógica, motivo peloqual, segundo ela permitiu que o filho fosse analisado.




Resumo



O estudo de caso foi realizado em escola de ensino comum sobre o desenvolvimento da aprendizagem de aluno com deficiência intelectual, público-alvo da educação especial. O aluno em questão tem 09 anos de idade, cursa o 3º ano do ensino fundamental e apresenta sérias dificuldades de aprendizagem e socialização.

Oobjetivo do presente trabalho é apresentar o estudo do caso para elaborar um plano de atendimento educacional especializado que atenda as necessidades específicas do aluno observado de modo que possa transpor as barreiras encontradas pela limitação do aluno e participar das atividades escolares de forma autônoma e independente.

A metodologia utilizada teve como base na aprendizagemcolaborativa em rede-ACR baseadas nas situações do cotidiano escolar, ou seja, o estudo foi dividido por semana, em que a cada semana iam se cumprindo as etapas que eram: proposição do caso em encontro presencial e discussão do problema, solução e socialização do problema, elaboração do plano de atendimento educacional especializado e socialização do plano de AEE, essas, toas à distância.

O caso emestudo teve como procedimento a proposição do caso, análise e clarificação do caso em que o aluno foi observado nos três ambientes escolares, sala de ensino comum, sala de recurso multifuncional e no contexto familiar. Cumpridas essas etapas, procedeu-se o estudo bibliográfico a reseito da deficiência abordada e a seguir a elaboração do plano de AEE.

O plano de AEE construído para Lucas identificaa natureza do problema, traça objetivos, seleciona atividades para serem trabalhadas com o aluno durante os atendimentos, avalia o desenvolvimento do aluno no contexto escolar e redimensiona o plano caso haja necessidade.

Palavras-chave: (1) Atendimento Educacional Especializado; (2) Educação Especial; (3) Escola de ensino comum




Introdução


Como profissional da...
tracking img