O desafio e as perspectivas da publicidade no apoio ás pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O desafio e as perspectivas da publicidade no apoio ás pequenas empresas
Daniela de Almeida Nunes Silva
Prof. Elisângela Pereira Calado
Bacharelado em Administração (ADG094) – Praticas Interdisciplinares do Modulo I
03/11/2011

RESUMO

A educação à distância tem demonstrado um forte crescimento no Brasil e principalmente na Cidade de Feira de Santana/ Bahia que é uma constante realidade.O objetivo deste trabalho é identificar o crescimento das faculdades EAD em Feira de Santana nos últimos quatro anos, focalizando a fundação do pólo, o número de turmas iniciais e as turmas atuais. Utilizou-se como método: pesquisa bibliográfica e de campo realizando alguns questionamentos, através de formulários via e-mail, além de fundamentações por telefone, análises de artigos, revistas eautores como: Duarte e Polak, conforme, resultado e discussão analisado dentre as faculdades descritas. Portanto, várias instituições que iniciaram apenas com ensino presencial, passaram a investir nesse Sistema de Ensino, atendendo às necessidades de gerenciamento do tempo, entre trabalho e estudo dos acadêmicos que buscam qualificação profissional e excelência em aprendizagem, além de contribuirpara o crescimento sócio-econômico e tecnológico da cidade.

Palavras - chave: Pesquisa; Gestão; Crescimento; EAD; Feira de Santana.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos cinco anos, a EAD, no Brasil, tem demonstrado a sua força, a sua capacidade de expansão e difusão. Apresentou um crescimento de 18%, de 2008 para 2009, com a marca de um milhão de alunos, em dezembro de 2009 (SEED- MEC), matriculados emcursos superiores e de pós-graduação autorizados e credenciados pelo MEC.
O paradigma que norteia a gestão do sistema de educação a distância é o mesmo que, no limiar do Século XXI, determina mudanças na sociedade globalizada, neste sentido, “a gestão da EAD traz em seu bojo uma verdadeira revolução ao mundo acadêmico e se constitui o novo, o novo que na realidade não é novo, dado que se fazpresente desde muitos anos, valorizando em sua operacionalização o papel docente, o tecnológico, e muito pouco o papel do gestor” (DUARTE, 2007; POLAK: 2007).
Buscamos como objetivo geral desta reflexão identificar o crescimento das faculdades EAD em Feira de Santana nos últimos quatro anos, focalizando a fundação do pólo, o número de turmas iniciais e as turmas atuais. E como objetivos específicos:visitar Instituições de Ensino Superior que ofertam o Sistema de Ensino à Distância; Elaborar um questionário simples para a composição do referencial teórico; Pesquisar teóricos que abordem o tema escolhido.
A concepção da gestão da EAD, como espaço descentralizado, coteja com a concepção de Köche (2006); ele afirma que a gestão descentralizada é “o pensar a Instituição de ensino como espaçoeducativo, onde há formação profissional atualizada, valorização da cultura humanística e compromissos éticos e sociais, o que se dá em diferentes níveis de ensino, quando é preciso consolidá-los, tomando como ponto de referência a formação, a capacitação e a qualificação”.
Portanto fez-se necessária a realização desta pesquisa cujo problema foi: De que forma a Educação a Distância nas IEScontribuiu para o crescimento tecnológico e educacional da cidade de Feira de Santana – Ba?
Contudo foi de grande relevância o estudo, pois, podemos perceber que o Sistema de Ensino EAD tem muito a contribuir para o crescimento da cidade de Feira de Santana – Ba como também aos futuros acadêmicos que, acreditam nessa vertente busca a mesma para a realização de mais uma etapa educacional não esquecendoda qualidade e esforço para a aquisição da aprendizagem.

2. DESENVOLVIMENTO

SISTEMA DE ENSINO (EAD) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA?

Observa-se que há uma grande angústia e uma incerteza quanto à qualidade da oferta, autorização e credenciamento, dessa trajetória da EaD no país. Hajam vista, as recentes publicações de casos de insucesso de grandes instituições de ensino da rede privada.
Segundo...
tracking img