Europa setentrional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia

Europa
Setentrional





A Europa setentrional é a porção norte do continente europeu. Em muitos momentos essa região tem sido definida de maneira variada,mas atualmente quase consensualmente inclui: Dinamarca, Estônia, Islândia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Suécia.
Antes do Século XIX, o termo ‘Nórdico’ ou “Setentrional’ era usado comumente nosentido de incluir a Rússia Européia, os Países Bálticos (naquela época Livônia e Ducado da Curlândia|Curlândia) e Groelândia.
Mais recentemente, quando a Europa foi submetida à região doMediterrâneo, todas as regiões próximas ao mar, incluindo Alemanha, os Países Baixos e a Áustria, passaram a ser associadas ao termo. Essa significação ainda é usada nos dias de hoje em certos contextos, como emdiscussões sobre Renascença Setentrional. Em tempos Idade Média|medievais, o termo “(Ultima) Thule" era usado para inferior a um local semi-mítico ao extremo norte do continente.
No contexto daUnião Européia, Dinamarca,Suécia, Finlândia, Alemanha, Bélgica e Países Baixos são freqüentemente vistos como pertencentes ao “Grupo do Norte”.
Atualmente o significado do termo é de natureza subjetiva,geralmente determinado pela visão geopolítica de quem nomeia. Isso significa também que a definição é largamente sócio-política, visto que não há justificativa para incluir a Inglaterra como parte aEuropa Sententrional, enquanto excluem-se os Países Baixos



Relevo e Hidrografia

Os Alpes Escandinavos são principal formação montanhosa da região. Estendem-se próximos ao litoral, nosentido norte-sul. Suas elevações são acompanhadas de planaltos, com lagos e vales glaciais. Esses vales formaram-se pela erosão do gelo; posteriormente, foram invadidos pela água do mar. São os fiordes.comuns sobretudo no litoral norueguês.
O verdadeiro muro montanhoso é acompanhado por fiordes a oeste e ladeado por planícies que se voltam em direção à Suécia, no litoral domar Báltico.Além...
tracking img