O cristianismo de dostoievski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cristianismo de Dostoievski

Ele entende que amor e compaixão sempre serão praticados em funções do entendimento de cada um. Portanto, sempre haverá um desnível no entendimento e na prática.

Os czares haviam favorecido de todos os modos a Igreja
Cristã-Ortodoxa: só ela era considerada depositária do cristianismo.
A Igreja Católica Romana e as igrejas protestantes eram toleradas e, àsvezes, perseguidas. Somas enormes eram gastas pelo
Estado para a sustentação da Igreja Cristã Ortodoxa, pois ela havia se tornado instrumento da política czarista de opressão.
O romance “Ressurreição”, de Tolstoi, denunciara esta situação, como mostrei no artigo passado.
Com Lênin, o Estado e a Igreja foram separados; as propriedades eclesiásticas, que eram imensas (alguns historiadores dizem queeram um muito de toda a Rússia) foram nacionalizadas e começou uma política de perseguição sistemática, visando à destruição da influência religiosa.
Dostoievski, o grande profeta da Revolução Russa, tentou prever com cuidado os principais aspectos do socialismo na URSS.
Eram numerosos os intelectuais pré-revolucionários que, enfeitiçados pela ideologia progressista do século XIX, espalhavamentre os povos as novas ideias em nome de uma felicidade universal. “Ressurreição”, de Tolstoi, trata disso, sobretudo na III parte. Mas o que Tolstoi não previu em termos claros (ou se previu, estava convencido que nunca iria acontecer) foi o que Dostoievski imediatamente denunciou, isto é, que por trás desta nova ideologia progressista estava escondida a natureza francamente doentia do socialismoeuropeu em geral e do socialismo russo em particular.
A denúncia de Dostoievski é precisa: o socialismo não estava tomando o lugar do capitalismo, mas do cristianismo e a chuva de leitura daquilo que estava acontecendo nos últimos anos de sua vida não se encontravam na esfera material-econômico, mas no domínio espiritual.
Basta ler com calma e reflexão os últimos romances de Dostoievski e seperceberá que a argumentação dele é simples: em lugar da ideia cristã do valor absoluto de cada alma humana, o socialismo, com a pretensão de libertar o homem, estava pagando o valor da liberdade individual, revelando, não para cima, mas para baixo. E qualquer elite que se sobressaísse um pouco mais, era-lhe cortada a cabeça para que houvesse um imenso rebanho todo igual e igual em tudo que se pudesseconduzir numa única direção que se chama igualdade social. É esse ponto que Dostoievski supera o grande Tolstoi! Tolstoi denunciou e pede o fim de uma situação
anti-humano; ele pregava o amor e a compreensão. Dostoievski vai mais longe e entende que amor e compaixão sempre serão praticados em funções do entendimento de cada um. Portanto, sempre haverá um desnível no entendimento e na prática.Então, a partir daí, ele condena as exigências do socialismo em querer nivelar para baixo. E há mais: conhecendo a mentalidade religiosa do povo russo, Dostoievski entendeu perfeitamente que tendo começado uma rebelião contra Deus (o Deus da Igreja russa) o povo não iria parar no meio do caminho até que não chegasse ao fim. Então, criaria seu próprio culto religioso e ateísta.
Este é o motivo queexplica tanto a vida curta do liberalismo russo, como o fato de serem os bolcheviques (os extremistas) forçados, de certo modo, a temer o poder pela força, pois eram inspirados pela ideia de destruição e da violência sem limites, em nome de uma felicidade sem limites, num futuro sem limites, já que a sua filosofia considerava a matéria como sendo eterna e, portanto, sem limites.
Essa ideia deDostoievski é compartilhada (em linhas gerais) pelos grandes pensadores religiosos do século XX: Berdaief, Frank ZEN’KOSKI e outros; isto é: depois de ter-se exaurido na revolução e na guerra civil, mais da metade do povo russo criou para si uma religião ateísta que, por causa do seu subconsciente profundamente cristão, se estruturou nos moldes da antiga religião cristã.
De modo que, nesta nova...
tracking img