Dosto e nietzsche

2990 palavras 12 páginas
Introdução
Nietzsche (1844 – 1900) e Dostoiévski (1821 – 1881) o que podemos ver em comum no filósofo alemão e no romancista russo? O que sabemos é que Dostoiévski foi uma das maiores influências literárias de Nietzsche. Este ficou impressionado com o tipo de personagem criado pelo romancista, o chamado personagem niilista radical. Este tipo de personagem foi inspirado no homem-idéia, um produto sócio-político do Movimento Narodniki.
Narondniks eram membros da elite russa, alfabetizados e originários das cidades. Estes nas décadas de 1860-1870 idealizaram um retorno à vida do campo, inspirados no romantismo e em Rousseau. O seu movimento ficou conhecido como Narodnichestvo (ou Narodismo). Este termo deriva da expressão russa “Khozhdeniev v nirod” (ir para o povo). O movimento obteve sucesso em virtude do confronto com a realidade rural bem diferente da idealizada. Os intelectuais concluíram que os camponeses não eram seus aliados.
Inspirado nesta realidade e contexto social Dostoiévski escreve e cria seus personagens. Mas o que vem a ser o homem-idéia? São seres ideológicos, os quais vivem, matam e morrem em função de uma causa desvinculada de imposições religiosas. Estas pessoas eram fruto da sociedade liberal e progressista moderna que atacava os valores religiosos. O homem-idéia também inspirava-se no niilismo, pois esta doutrina filosófica negava a existência do absoluto, quer como verdade, quer como valor ético.
O homem-idéia rompia com os valores da sociedade, criava um universo ético próprio, afastando-se do cristianismo. É este homem-idéia que inspirará Dostoiévski a criar seus personagens, como por exemplo o príncipe Stavioguin no romance Os demônios; o intelectual Ivan Karamazov de Os irmãos Karamazov; e o jovem estudante Raskolnikov, em Crime e castigo. Todos eles são frutos da modernidade que Dostoiévski detestava.
O escritor russo não fazia apologia a este tipo de indivíduo sem limites. Na verdade o que ele queria era expor a fragilidade e os

Relacionados