Trabalho sobre hidrocarbonetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina - Química Orgânica
Curso de Ciências Biológicas – 2 Termo Lic/Bach.

Trabalho sobre Hidrocarbonetos

Para a realização deste trabalho, o aluno deverá atentar para os seguintes tópicos:

- Trabalho manuscrito

- Pesquisar na internet ou qualquer outra fonte literária, os seguintes itens:

a) alcanos, alcenos, e alcinos que apresentam algum tipo de aplicação industrial,comercial, tecnológica, etc. (pelo menos 2 exemplos de cada)

ALCANOS: São utilizados na preparação da gasolina; os alcanos estão na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Existem principalmente no petróleo, no gás natural, no xisto betuminoso (camada de rocha sedimentar) e na cera mineral.

ALCENOS:
O eteno costuma ser utilizado como anestésico em intervenções cirúrgicas e noamadurecimento forçado de frutas verdes (essas tomam a cor natural das frutas maduras quando em contato com o gás). Preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc. Na produção da borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e, até mesmo, explosivos são obtidos através de alcenos.

 ALCINOS: Oacetileno, também conhecido como etino, é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.

b) Pesquisar sobre o processo químico (modo como são produzidos) destes compostos (pelo menos 1 exemplo de cada)

ALCANOS: Gasolina Produzida inicialmente por destilação fracionada, que consiste na separação dasfrações mais voláteis e mais valiosas do petróleo cru, a gasolina passou a ser obtida por novos processos, criados para aumentar o rendimento da produção: o craqueamento térmico, ou quebra de moléculas grandes em moléculas menores, e o craqueamento catalítico, que emprega catalisadores para facilitar as reações químicas e produzir mais gasolina.
Outros processos são empregados para obtergasolina de melhor qualidade e aumentar o rendimento da produção, tais como: polimerização de olefinas gasosas; alquilação, ou combinação de uma olefina e uma parafina, como o isobutano; isomerização, pela qual se convertem hidrocarbonetos de cadeia linear em hidrocarbonetos de cadeia ramificada; e reforma, que emprega calor e um catalisador para rearranjar a estrutura molecular. A octanagem é a medidadas propriedades anti detonantes da gasolina e indica sua capacidade de evitar que a combustão da mistura ar/combustível ocorra antes do ponto, o que prejudica o rendimento do motor.

ALCENOS: A borracha sintética pode ser feita da polimerização de uma variedade dos monômeros, incluindo o isopreno (2-metil-1,3-butadieno), o 1,3-butadieno, o cloropreno (2-cloro-1,3-butadieno), e o isobutileno(metilpropeno) com uma porcentagem pequena do isopreno para o cross-linking.

ALCINOS: Plásticos são materiais formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros que, por sua vez, são formadas por moléculas menores denominadas monômeros.
Os plásticos são produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização, a união química de monômeros que forma polímeros.
Ospolímeros podem ser naturais ou sintéticos.
São polímeros naturais, entre outros, algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex. Estes polímeros são comuns em plantas e animais.
São polímeros sintéticos os plásticos, obtidos através de reações químicas.
O tamanho e estrutura da molécula do polímero determinam as propriedades do material plástico.

c) Pesquisar sobre a produção de outroscompostos que possuem como matéria prima algum tipo de hidrocarboneto (pelo menos 1 exemplo de cada).
Tubo de pvc - O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). Como todo plástico, o vinil é feito a partir de repetidos processos de polimerização que convertem hidrocarbonetos, contidos em materiais como o petróleo,...
tracking img