O cravo colorido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que precisa?
*Cravos brancos de qualquer tamanho: os cravos pequenos ficam coloridos mais rapidamente que os maiores)
*Corante para alimento, na cor desejada: azul e vermelho dão melhor resultado*Copos de plástico ou de vidro
*Água
*Um pouco de paciência! Se for em dia quente, você vê o efeito em meia hora, mas se for em dia frio, demora mais!

O que fazer?
1. Coloque um pouco deágua em um copo com bastante corante de alimento. Não é necessário contar as gotas, apenas veja se o corante está bem forte.
2. Corte as hastes de alguns cravos brancos, deixando-as com cerca de 10centímetros e mergulhe os cravos no copo de água com corante. É melhor cortar as hastes, assim o processo não é demorado.
3. Espere algum tempo... e veja que as cores começam a aparecer na beirada daspétalas brancas. O tempo de espera depende muito da temperatura do dia. Em dias quentes, será bem mais rápido que em dias frios.
4. Espere mais algum tempo e os cravos ficarão azuis! Na foto ao lado,tiramos um dos cravos azuis e colocamos outro branco no lugar, para você visualizar melhor a mudança de cor.

Dica: SE QUISER, MISTURE AS CORES...

O que está acontecendo?
A flor ficou coloridaporque a água foi levada por pequenos capilares desde a ponta do caule que estava em contato com a água até as pétalas das flores. Esse fenômeno é conhecido por CAPILARIDADE.
A capilaridade é acapacidade de um líquido ser conduzido por tubos muito finos. Quando você coloca um tubo bem fino na água, ela sobe pelas paredes do tubo até uma certa altura.
A altura da coluna de água no tubo de vidrodepende do diâmetro do tubo. Quanto mais fino o tubo, maior a altura da coluna de água que se forma.
Você sabia que a capilaridade também depende da tensão superficial? A tensão superficial sustentao peso da coluna de água no capilar, numa altura maior que da superfície da água, senão, ela não ficaria dentro do tubo.
No caso da capilaridade, a tensão ocorre tanto pela interação entre as...
tracking img