Dinamica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Em todo inicio de encontro, treinamentos ou reuniões no qual os participantes não se conhecem á um ritual da apresentação. Tanto uma apresentação dos participantes de um, como avaliação, pode ser feitas de maneira criativa, alegre, descontraída, possibilitando que as pessoas digam o mesmo sobre si ou sobre o encontro, mas de tal forma que este momento não se torne monótono.
Adinâmica de grupo é uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo. Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos. Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e feitos sobre o comportamento. Ocampo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos. Grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários e grupos de categoria.
O ser humano nasce e vive em grupos durante a sua existência, a vida em grupo oportuniza um universo de experiências para o desenvolvimento e crescimento das pessoas a partir da descoberta de si mesmas e deoutros. (TATAGIBA, pag. 13)
Em grupo o ser humano é capaz de romper com a cristalização egocêntrica para construir um projeto existencial de um mundo racional. A vivência grupal é uma forma ativa de se relacionar e cada grupo dispõe de um patrimônio de experiências para serem compartilhadas. Cada grupo resulta da independência e reflete o ambiente psicossocial interno e a imagem desse conjunto. Osistema pessoal de cada um esta em constante interação com os sistemas pessoais dos outros. A experiência em grupo faz trocar e aprender quando as pessoas abrem a possibilidade de construir esta interação com o outro. (TATAGIBA, pag. 14)

“Trabalhar com grupos...
O previsível e o imprevisível me gratificam.
O controlável e o incontrolável me motivam.
a unicidade e o diverso me espantam.“Mas é o resultado que me nutre e fortalece como gente”
Virgínia Filártiga

A técnica de dinâmica de grupo deve ser usada para facilitar a dinâmica grupal favorecendo seu movimento. Ela ajuda a fazer um diagnostico constante das demandas
e necessidades do grupo, referenciando o facilitador na escolha dos estímulos que favoreçam a integração grupal e promovam o processo de grupo. (TATAGIBA, pag.15)Os grupos podem ser trabalhados no enfoque voltado para realizar uma tarefa sem que as questões que envolvam o processo do grupo sejam abordadas. (TATAGIBA, pag.15)
A dinâmica de grupo deve ser usada como um instrumento facilitador para o crescimento e aprimoramento das relações humanas e também para que o saber se construída através da participação e do trabalho coletivo. Partimos paraestruturar a nossa forma de atuar com grupos, sistematizando uma metodologia quem é denominada como metodologia construtivista de dinâmica de grupo. (TATAGIBA, pag. 21)
Will Schutz identifica três dimensões de necessidades interpessoais que interpessoais que caracterizam as fases do desenvolvimento grupal que são: Inclusão, controle e abertura. Para ele essas fases ocorrem nesta ordem durante oprocesso grupal, oferecendo oportunidades para que os integrantes satisfaçam suas necessidades. Durante a vida do grupo, independente da sua duração, o ciclo dessas fases repetir-se muitas vezes.( TATAGIBA, pag31)
As técnicas de dinâmica de grupo em qualquer de suas especificações, não devem ser aplicadas apenas para criar um modelo novo ou diferenciado de ensino. Devem ser aplicadas quando se buscaestabelecer em bases definitivas uma filosofia formativa que se pretende imprimir na escola ou empresa; quando se descobre, nas pessoas envolvidas no processo, um estado de espírito para aceitarem uma inovação como resposta á necessidade e ao desejo de se conhecerem melhor e finalmente quando se acredita que uma técnica, seja ela qual for, não reapresenta uma “mágica” capaz de educar pessoas e...
tracking img